Doenças que atacam o sistema locomotor

Doenças que atacam o sistema locomotor

Por

Existem algumas doenças que atacam o sistema locomotor do ser humano. Uma delas, a fibromialgia é a sensação de dor crônica em todo o corpo. Normalmente o paciente apresenta rigidez e tensão nos músculos, tendões e articulações. Não existe causa específica para a doença. Pelas suas condições para desenvolvimento, a fibromialgia é tratada como síndrome. O tratamento é feito com reestruturação postural com aulas de yoga, pilates, musculação e alongamento.

A artrose é o nome para um conjunto de fatores que alteram as articulações sinoviais. Normalmente existe o desaparecimento de cartilagem articular com crescimento aumentado e remodelamento do osso subjacente. Estima-se que ao menos 10% dos adultos sofram da doença em todo o planeta. A enfermidade atinge as articulações periféricas e coluna vertebral. A ciência não sabe exatamente identificar as causas e definir tratamento específico satisfatório. Normalmente se aplica tratamento paliativo para as sensações de dor.

A artrite idiopática juvenil é a inflamação crônica nas articulações, olhos e coração das crianças. Os principais sintomas são dor e inchaço nas articulações. Não se sabe exatamente a causa da doença. Existe a suspeita de fator genético para desenvolvimento do quadro problemático.O tratamento da artrite idiopática juvenil deve ser individualizado. Normalmente o paciente necessita de cuidados multidiciplinares com reumatologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicoterapeuta e ortopedista.O tratamento é iniciado para recuperar a normalidade dos movimentos e diminuir a dor. Os medicamentos mais usados são antiinflamatórios não esteróides aprovados para aplicação continuada em crianças.

A osteomielite é um inflamação dos ossos que pode surgir através de contato infeccioso com bactéria ou fungo. Essa doença pode ser localizada ou pode se espalhar por várias partes do corpo, atingindo a medula. Os sintomas da osteomelite são febre, dor e inchaço na parte atingida. A doença pode ser crônica. O tratamento é feito com uso de antibióticos. O medicamento pode ser aplicado na veia ou por via oral, dependendo da gravidade do caso. Em casos avançados é necessária intervenção cirúrgica para drenagem ou amputação do membro.

Outra enfermidade que ataca o sistema locomotor humano é a doença de Paget. Trata-se de um problema sistêmico e benigno no osso. Esse distúrbio altera o metabolismo dos ossos, gerando a destruição da estrutura esquelética de forma gradativa. A principal suspeita é de que a origem da doença seja genética. A doença de Paget é muitas vezes assintomática. O diagnóstico é feito por radiografia. Quando existem os sintomas são perda auditiva e fraturas em todo o corpo, além de muita dor. O tratamento é feito com uso de bifosfonatos.

Leia também! Assuntos relevantes