Dicas de Redação

Por

A redação é uma das partes mais importantes dos vestibulares, Enem e concursos. É preciso que os estudantes se preparem para saber argumentar e utilizar a dissertação da forma correta para expressar o tema exigido na redação.

Confira algumas dicas para se sair bem na redação:

1 - Treine – Para conseguir escrever boas redações, é preciso treinar muito. Afinal, a gente só aprende com a prática. Fazer redações na escola, no cursinho e em casa é ótimo para aprender a interpretar o tema sugerido e melhorar a escrita.

2 – Goste de Escrever – A verdade é que só conseguimos fazer muito bem aquilo que gostamos. Por isso, desenvolva o gosto pela arte de escrever.

3 – Ler – Para escrever bem é fundamental ler muito. Na leitura, você é capaz de encontrar frases e pensamentos que podem ajudar na formulação de argumentos. Leia jornais, revistas e livros.

4 – Conheça os tipos de textos – É preciso conhecer os diferentes tipos de texto para não fazer confusão na hora da prova. As redações de vestibulares são sempre dissertações, e nunca narrações ou descrições.

5 – Siga as instruções da prova. Em concursos e vestibulares, as redações devem ter cerca de 30 linhas. Escreva, pelo menos, quatro parágrafos, com introdução, desenvolvimento e conclusão da redação.

6 – Evite textos prolixos. Seja objetivo e direto nas mensagens. Não faça afirmações vagas e desnecessárias. Evite os chavões e linguagem muito rebuscada.

7 – Ao final da escrita, releia o texto para encontrar possíveis erros gramaticais.

8 – Cuide da letra. A caligrafia da redação precisa ser legível.

9 – Não escreva períodos muito longos.

10 – Se conseguir, comece a prova pela redação. Dessa forma, você terá tempo para rascunhar o texto e depois passá-lo a limpo na folha oficial.

Leia também! Assuntos relevantes