Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

Por

O conceito de desenvolvimento sustentável está muito na moda, mas nem todas as pessoas compreendem o que ele significa. Na prática, o desenvolvimento sustentável é uma forma de gestão política e econômica que se preocupa em buscar a evolução e o desenvolvimento das nações, satisfazendo as necessidades da geração atual, sem comprometer o futuro das gerações que virão.

O desenvolvimento sustentável seria capaz de possibilitar um nível adequado de desenvolvimento social e econômico no presente sem comprometer os recursos naturais necessários para as próximas gerações. Isso também implica preservar o meio ambiente, as espécies e os habitats naturais.

O desenvolvimento sustentável depende de planejamento, consumo consciente, fontes renováveis de geração de energia, preservação das fontes de água potável do planeta, entre outras medidas. Para que esse tipo de desenvolvimento seja possível, todas as nações do mundo precisam se unir e readequar suas economias.

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia. Hoje, o desenvolvimento sustentável está dividido em sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica, sustentabilidade sociopolítica e sustentabilidade cultural.

Leia também! Assuntos relevantes