Delfim Moreira

Por

Delfim Moreira da Costa Ribeiro foi presidente do Brasil. O político nasceu em 7 de novembro de 1868 no município de Cristina, em Minas Gerais. Os primeiros anos de estudo do político aconteceram na cidade de Mariana, também em Minas Gerais.

Delfim Moreira fez parte da geração dos políticos republicanos históricos. Ele se formou em direito, no ano de 1890, na Faculdade de Direito de São Paulo. O político iniciou sua carreira como promotor público nas cidades mineiras de Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre.

A vida política de Delfim Moreira começou como vereador. Em seguida, o político foi eleito deputado estadual de 1894 a 1902.

Durante o governo de Francisco Antônio Sales, Delfim Moreira assumiu a Secretaria do Interior de Minas Gerais. O político chegou à Câmara Federal em 1908.

De 1914 a 1918, Delfim Moreira foi presidente de Minas Gerais. Entre os anos de 1918 a 1922, o político foi eleito como vice-presidente da República, mas chegou à presidência em novembro de 1918 ao ocupar o lugar do titular Rodrigues Alves, que morreu vítima de gripe espanhola.

Delfim Moreira ficou doente depois de assumir a presidência. Durante o mandato, ele delegou funções ao titular da pasta da Viação, Francisco de Melo Franco.

Delfim Moreira presidiu as eleições para um novo presidente. Ele foi substituído no governo por Epitácio Pessoa.

Moreira ocupou a presidência da República durante a República do Café com Leite. O político morreu em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, em 1920.

Leia também! Assuntos relevantes