Rodrigues Alves

Por

Rodrigues Alves foi presidente do Brasil. Ele nasceu na cidade de Guaratinguetá, no dia 7 de julho de 1848. Rodrigues Alves assumiu a presidência do Brasil num momento de estabilidade financeira e modernização do país.

Francisco de Paula Rodrigues Alves estudou no Colégio Dom Pedro II. O político se formou em Letras na Academia do Largo de São Francisco e também se graduou em direito. Em Guaratinguetá, Alves atuou como juiz de paz, promotor e advogado.

Rodrigues Alves iniciou sua vida política como vereador de Guaratinguetá. Em seguida, foi eleito deputado provincial por São Paulo, e deputado geral pelo Partido Conservador.

Depois da renúncia do presidente Deodoro da Fonseca, Rodrigues Alves se tornou Ministro da Fazenda durante o governo do presidente Floriano Peixoto. Antes de se tornar presidente, Rodrigues Alves também foi Senador pelo Partido Republicano Paulista (PRP).

Em 1902, Rodrigues Alves foi eleito Presidente da República. Ele assumiu o cargo no dia 15 de novembro para representar a política do Café Com Leite, acordo estabelecido entre as oligarquias cafeeiras de Minas Gerais e São Paulo para o governo do Brasil.

Durante seu governo, o presidente Rodrigues Alves combateu a primeira greve geral republicana e assinou o Tratado de Petrópolis, que definiu os limites entre Brasil e Bolívia. Depois de deixar a presidência, Rodrigues Alves atuou como senador. Ele voltou a ser eleito presidente no ano de 1918, mas faleceu antes de assumir o segundo mandato.

Rodrigues Alves foi sepultado em Guaratinguetá, no Cemitério da Irmandade do Senhor dos Passos. Como homenagem póstuma, o nome do presidente foi dado à cidade de Presidente Alves, em São Paulo.

Leia também! Assuntos relevantes