Costumes da Região Sudeste

Costumes da Região Sudeste

Por

A região sudeste do Brasil é formada pelos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Estas quatro regiões do Brasil apresentam uma cultura e costumes peculiares, muito ricos e cheios de história.

Todas as manifestações culturais e os costumes da região sudeste têm grande influência dos povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos. Vamos conhecer agora, alguns costumes e tradições da região sudeste do Brasil:

Folia de Reis – Esse costume está presente nos quatro Estados da região sudeste. Trata-se de uma manifestação que ocorre no período do natal, para homenagear os Santos Reis que visitaram o menino Jesus. As folias são grupos que cantam e utilizam instrumentos musicais, como cavaquinho, violão, pandeiro, pistão e tantã. Este costume tem origem portuguesa.

Carnaval – O carnaval é a maior festa popular do mundo. Os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo comemeram a festa com os tradicionais desfiles de escolas de samba e com os blocos de carnaval. O Rio de Janeiro realiza o carnaval mais famoso do mundo.

Congada – a congada é um costume que simula uma luta do bem contra o mal. O bem representa os cristãos, e o mal é o grupo dos mouros. A festa também é um louvor a São Benedito.

Dança de São Gonçalo – Essa dança tem origem portuguesa e é comandada por dois violeiros. Os dançarinos dão voltas que recebem nomes especiais, como marca passo, parafuso e casamento.

Entre os costumes da região sudeste, também podemos citar a culinária típica, como a feijoada, o feijão tropeiro, o cuscuz paulista, a tradicional pizza de São Paulo, a moqueca capixaba, o angu, o frango com quiabo e o pão de queijo de Minas Gerais.

Leia também! Assuntos relevantes