Costa e Silva

Por

Arthur da Costa e Silva foi um militar brasileiro. Ele nasceu no dia 3 de outubro de 1902, em Taquari, no Rio Grande do Sul.

Costa e Silva estudou no colégio Militar de Porto Alegre, e mais tarde cursou a Escola de Estado-Maior do Exército. Ele participou do movimento tenentista em 1922.

Em 1932, Costa e Silva participou da Revolução Constitucionalista de São Paulo, durante o governo de Getúlio Vargas. Depois disso, ele entrou definitivamente para a política e fez parte do grupo do exército na embaixada do Brasil, na Argentina.

Em 1961, Costa e Silva se tornou general de divisão. Mais tarde, em 1964, ele contribuiu para a articulação do golpe militar.

Costa e Silva foi nomeado para o ministério da Guerra na gestão de Castello Branco, entre 1964 e 1966. Ele foi eleito presidente da República em 3 de outubro, e tomou posse no dia 15 de março de 1967.

Costa e Silva foi o responsável por instituir o polêmico AI-5. Esse ato institucional dava ao presidente da República o poder de Parlamento, cassar políticos e professores, e indicar governadores e prefeitos.

Durante o governo de Costa e Silva, a economia do Brasil se desenvolveu e o país alcançou a estabilidade na inflação.

Em agosto de 1969, Costa e Silva teve uma trombose cerebral. Ele acabou afastado do cargo e morreu no dia 17 de dezembro de 1969.

Leia também! Assuntos relevantes