Coreia do Norte

Por

A Coreia do Norte é uma nação socialista, localizada no Leste Asiático. A nação é polêmica e tem um dos regimes políticos mais fechados do mundo, sob o comando de seu supremo líder Kim Jong-un.

No mapa, a Coreia do Norte ocupa a metade norte da Península da Coreia. A capital do país é a cidade de Pyongyang.

Geograficamente, a Coreia do Norte é separada da China pelos rios Amnok e Tumen. Uma parte do Rio Tumen também delimita a fronteira com a Rússia no extremo nordeste do país.

A Coreia foi dividida entre Sul e Norte a partir de 1945, após a Segunda Guerra Mundial, quando o território foi ocupado pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Desde então, Coreia do Norte e Coreia do Sul reivindicam a soberania da península, fato que levou os países a entrarem em guerra em 1950.

Kim Jong-un
Ilustração - Kim Jong-un

Atualmente, a Coreia do Norte é parte de diversas polêmicas envolvendo testes nucleares.


Geografia

A Coreia do Norte fica no extremo oriente da Ásia. O país é banhado pelo Oceano Pacífico e faz fronteira com China, Rússia e Coreia do Sul.

A fronteira mais expressiva da Coreia do Norte é com a China. Em relação à Coreia do Sul, existe uma Zona Desmilitarizada da Coreia, que divide os dois países.

A Coreia do Norte também dá acesso ao Mar Amarelo, à Baía da Coreia e ao Mar do Japão. A região mais alta do país é a Montanha Baekdu, que tem 2744 metros de altura.

O clima da Coreia do Norte é temperado, com tempo ameno em partes do ano, inverno seco e verão quente e chuvoso. As maiores cidades do país são: Pyongyang, Kaesong, Sinuiju, Wonsan e Hamhung.


Território

O território da Coreia do Norte tem 120.538 km². Nesta área territorial estão espalhados mais de 23,9 milhões de habitantes.

A população deste país ainda vive aos moldes soviéticos. A nação tem uma relação bastante restrita no que se refere ao comércio com outros países.

A economia da Coreia do Norte é essencialmente industrial. Por isso, o país precisa receber ajuda alimentar da ONU, em razão da baixa produção de alimentos no campo da agricultura.


População

A população da Coreia do Norte é considerada homogênea. Existe um número muito reduzido de pessoas de outras etnias vivendo no país, como uma minoria de chineses, japoneses e europeus.

A atual expectativa de vida na Coreia do Norte chega a 63,8 anos. A mortalidade infantil é elevada, enquanto a taxa de natalidade é baixa.

Em 2014, a ONU condenou a Coreia do Norte por promover sérias violações aos direitos e por crimes contra a humanidade.


Conflitos nos dias de hoje

Os testes de bombas nucleares praticados pela Coreia do Norte estão colocando o país no centro de um conflito moderno. O teste recente de uma bomba nuclear, realizado em setembro de 2016, foi condenado por vários países que temem o avanço da nação no segmento de construção de armas nucleares.

A Coreia do Norte diz ter conduzido com sucesso cinco testes nucleares potentes, o que aumentou muito a tensão na região. As nações estrangeiras apresentam temores de que a Coreia do Norte esteja planejando um arsenal nuclear para futuros conflitos militares.

Países como Estados Unidos, Rússia, China e Coreia do Sul já manifestaram insatisfação com essa realidade. Além disso, a ONU também afirma que a Coreia do Norte tem violado resoluções do Conselho de Segurança.


Programa Nuclear

O programa nuclear da Coreia do Norte tem realizado testes com bombas de hidrogênio, conhecidas como bomba H. Esta é considerada a bomba mais poderosa do planeta.

A Coreia do Norte mantém seu programa nuclear ativo e em testes desde o ano de 2006, causando extrema preocupação ao mundo todo.

Leia também! Assuntos relevantes