Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas

Por

As Coordenadas Geográficas são definidas como linhas imaginárias que cortam a superfície do planeta Terra, tanto no sentido vertical quanto no horizontal. Estes pontos servem como referências para o homem na superfície terrestre.

As linhas das coordenadas geográficas ajudam na localização de qualquer ponto no planeta. Essa distância entre as coordenadas geográficas é medida em graus, minutos e segundos.

As coordenadas geográficas dão origem a um sistema de localização. A combinação das linhas imaginárias é traçada nos sentidos norte-sul e leste-oeste. Essas linhas recebem os nomes de meridianos e paralelos.


Características dos paralelos e meridianos

Os paralelos cortam a Terra no sentido horizontal (leste-oeste), e os meridianos cortam o planeta verticalmente (norte-sul). O paralelo mais relevante é a Linha do Equador, enquanto o principal meridiano é o de Greenwich. Juntos, eles formam o marco inicial da contagem de latitudes e longitudes.

Essas informações são importantes para o mapeamento da Terra, já que as coordenadas geográficas podem apontar qualquer posição na superfície do planeta.

O conceito das coordenadas nasceu sob a inspiração das teorias dos antigos babilônios e também dos pensamentos do geógrafo grego Ptolomeu.

No cálculo das coordenadas, cada grau equivale a 60 minutos, e cada minuto corresponde a 60 segundos.


Conceitos importantes

Latitude - Linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido horizontal, também chamadas de paralelos. A região do Equador corresponde à latitude 0°. A latitude ajuda a determinar a incidência de raios solares em nosso planeta.

Longitude – Linhas que cortam a Terra no sentido vertical, também chamadas de meridianos. O Meridiano de Greenwich equivale a longitude 0°.

Latitude e Longitude

Quando estabelecemos uma localização aleatória em um mapa, estamos, na verdade, determinando suas coordenadas geográficas, com a indicação da longitude e da latitude que expressam distâncias em graus em relação à Linha do Equador e ao Meridiano de Greenwich.

Crédito da Imagem de Capa: Geografia para todos.