América Latina
A América Latina engloba todos os países da América, com exceção de Canadá e Estados Unidos. Por isso, fazem parte da América Latina o México, os países da América Central e as nações da América do Sul.
A ONU (Organização das Nações Unidas) também reconhece a América Latina, mas, em algumas de suas definições sobre o território, o Caribe e o México são retirados dessa formação. Alguns pesquisadores classificam como América Latina apenas os territórios dominados por falantes de línguas latinas, como o português, o francês e o espanhol.
Nesta definição, Estados Unidos e Canadá seriam excluídos da América Latina por causa da origem da colonização. O termo América Latina teria surgido em 1836, usado pela primeira vez por Michel Chevalier, mas pesquisadores apontam para Napoleão III, que teria usado no século 19 o termo “Europa Latina”, para designar os países cujos habitantes eram falantes de línguas provenientes do latim.
Densidade populacional
A América Latina possui aproximadamente 569 milhões habitantes, sendo que a densidade populacional do território é de 27 hab/km².
Países que compõem a América Latina
A América Latina é formada pelos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Línguas faladas na América Latina
Os idiomas mais falados na América Latina são português, francês e espanhol.
Clima
O clima na América Latina é basicamente tropical, com regiões úmidas e secas, com destaque para áreas de semidesertos e desertos. Como é uma região extensa, em alguns pontos é observado o clima tropical de altitude.
Território total
O território total da América Latina é de 19.200.000 km².
Países comunistas da América Latina
Os países comunistas/socialistas da América Latina são os seguintes:
- Cuba
- Venezuela
- Bolívia
Os países totalitários da América Latina são Cuba e Venezuela, atualmente. Os outros demais países são capitalistas e, em sua maioria, democracias.
O espaço geográfico da América Latina é bastante rico e diverso, tanto em termos culturais quanto sociais e ambientais. Esta região do continente americano tem nações que ainda estão em desenvolvimento e também países pobres, que foram, por muitos anos, explorados pelo sistema colonialista europeu. O único país da região considerado subdesenvolvido é o Haiti.
Muito da vegetação original que cobria a América Latina já não existe mais. Atualmente, as principais áreas florestais da região são: a Floresta Amazônica, as Florestas Temperadas da Argentina e do Uruguai e as savanas da América Central.