Conheça o Aparelho Urinário

Conheça o Aparelho Urinário

Por

O aparelho ou sistema urinário consiste em um conjunto de órgão cujo objetivo é formar, depositar e eliminar a urina. Compõe o aparelho dois rins, dois ureteres, uma bexiga e um canal de uretra.

As substâncias ingeridas que não são utilizadas pelo organismo precisam ser eliminadas. As próprias células produzem resíduos que precisam ser expelidos, além de substâncias excessivas que estão no sangue. O aparelho urinário também filtra e elimina água do nosso organismo.

Cerca de 20% de 5 litros de sangue que são bombeados pelo coração por minutos são filtrados pelos rins ao mesmo tempo. O sangue entra nos rins por meio da artéria renal. A partir de então, o sangue passa por diversas ramificações, até chegar aos menores capilares, que são chamados de glomérulos. Os milhares de glomérulos filtram os rins pelas suas paredes capilares. Cerca de 125ml de sangue é filtrado por nosso corpo a cada minuto.

O sangue filtrado se acumula em uma cápsula chamada de Bowman. Depois disso, o sangue filtrado passa a circular por um sistema tubular formado pelo Túbulo Contornado Proximal, Alça de Henle, Túbulo Contornado Distal e Ducto Colector.

Nesse complicado processo ocorre a formação da urina. Ela é composta por 97% de água mais os compostos químicos tóxicos ao corpo. Suas principais excreções são: uréia, cloreto de sódio e ácido úrico. Logo, a urina se acumula na bexiga e é eliminada através do canal da uretra existente nos órgãos sexuais do ser humano.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes