Fatos Gerais

Conceito de Violência

Violência significa agressividade. Esse comportamento causa danos a outras pessoas, a qualquer outro ser vivo ou a algum objeto. Existem alguns tipos de violência: física, psicológica, sexual, econômica e verbal, por exemplo.

A violência física é a agressão corporal a alguma pessoa ou ser vivo. É o tipo de violência mais conhecido, porém não é a que mais acontece no cotidiano. A violência física é punida por lei. Por menor que ela seja, qualquer pessoa que sofrer fisicamente agressividade do outro pode fazer uma queixa legal sobre o caso.

A violência psicológica é o comportamento de explorar características de determinada pessoa a fim de causar constrangimento e humilhação. Esse tipo de violência é bastante comum nos ambientes escolares (bullying), nas empresas e em ouros locais de envolvimento social. Essa violência é combatida nas escolas através de pedagogia específica e nas empresas pelo setor de Recursos Humanos. Quem se sentir humilhado por alguém, a ponto de gerar desconforto psicológico, pode se queixar.

A violência sexual é bastante praticada. Seu conceito básico é efetuar um ato sexual com uma pessoa sem o seu desejo e consentimento. Sexo com crianças (que não têm ainda o poder de consentir) ou com adultos sem que prevaleça a vontade é caracterizado como violência sexual. Esse crime também é punido por lei.

A violência econômica ocorre quando uma pessoa ou um grupo delas explora outras pessoas ou uma comunidade inteira. Violência econômica é o abuso de um ser humano a fim de obter vantagens financeiras do outro.

Violência verbal é o ataque através das palavras. Atacar a dignidade, humilhar, mentir sobre alguém são tipos de violência verbal.

É violência qualquer ato de agressividade contra outro ser. A harmonia existe quando conseguimos nos equilibrar ao máximo para não ferir de qualquer maneira outro ser humano.

Juliana Miranda – Equipe do GrupoEscolar.com