Como filtrar água suja?

Como filtrar água suja?

Por

Reutilizar a água é uma tendência do mundo atual, onde as fontes de água limpa e potável estão cada vez mais escassas em algumas regiões do planeta. Diante da necessidade mundial de água algumas técnicas para filtrar água suja estão surgindo.

Uma técnica já bastante antiga e conhecida, e que é inclusive aplicada em projetos de ciência nas escolas de ensino fundamental, aparece como uma possibilidade para filtrar água suja. Agora vamos aprender essa técnica que utiliza garrafas PET de 2 litros, algodão, areia limpa, pedras pequenas, carvão em pó e uma tesoura. Separe os materiais e mãos à obra!

Como construir um filtro:
Use a tesoura para dividir a garrafa pet em dois pedaços. O gargalo da garrafa deve ter 20cm, área onde será colocado o chumaço de algodão, sobreposto por uma camada de carvão, outra camada de areia e uma última camada de pedras. Depois de colocar todos os materiais, é só encaixar a outra parte da garrafa para que ela funcione como um suporte e receptor da água filtrada.

Esse tipo de filtro é muito fácil de fazer, e ajuda o estudante a entender o mecanismo que filtra a água. É claro que, na prática, essa técnica não pode ser aplicada para grandes volumes de água. Para isso, vamos ver outras iniciativas utilizadas para filtrar água suja.

Técnicas para filtrar água suja
Uma experiência para filtrar água tem utilizado uma tal pirâmide mágica. Essa pirâmide é usada para transformar água suja em água potável com a ajuda do sol.

A técnica funciona da seguinte forma: primeiro, a água é colocada num galão. Os raios solares incidem sobre uma cúpula de vidro e aquecem a água, que evapora. O vapor sobe, condensa no vidro e escorre por canaletas laterais. Dessa forma, a água que sai pela pirâmide se torna pura, sem a presença de bactérias ou vírus. Essa foi considerada a forma mais barata e eficiente de purificar água.

Veja o vídeo de como construir um filtro com garrafa pet:


Uma segunda técnica, que usa a purificação solar, consiste em armazenar a água da chuva, colocar a água em garrafas de plástico transparentes e deixá-las por seis horas no sol. A radiação solar elimina qualquer impureza, bactéria ou coliformes da água. Assim, a água, que antes era suja, se torna própria para ser bebida. Esse experimento foi testado pela Universidade Federal do Ceará.

Leia também! Assuntos relevantes