Climograma do Paraná

Climograma do Paraná

Por

Os climogramas são esquemas climáticos de regiões específicas. Essas informações são influenciadas pelo movimento das massas de ar. A climatologia do Brasil apresenta alguns encontros de massas de ar características da zona intertropical do planeta. As principais massas do país são oceânicas, com climas quentes e úmidos.

No caso do Paraná, o climograma é formado por dois tipos predominantes de climas. Confira:

Clima Tropical Atlântico ou Tropical Úmido - Esse clima está presente no litoral do país, chegando até o Paraná. Essa característica conta com chuvas e temperaturas variáveis. A temperatura é maior na porção mais ao sul do litoral, variando entre 21,5º C e 28º C.

Clima Subtropical ou Clima Temperado – Esse é o clima predominante das regiões localizadas ao sul do trópico de Capricórnio, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A quantidade de chuva não varia muito durante o ano, e as temperaturas mudam muito.

O inverno do Paraná é bastante frio e o verão é muito quente. O climograma de Curitiba, capital do Paraná, tem uma temperatura média que oscila entre 12,5º C e 20º C. O climograma da região tem barras de precipitação com pouca variação, alcançando uma média anual de 110 milímetros.

Leia também! Assuntos relevantes