Ciclo da Água

Por

A água é um recurso de extrema importância para a vida no planeta Terra e, por isso, é fundamental que seu ciclo aconteça de maneira correta e contínua. O ciclo da água nada mais é do que o caminho que a água percorre no planeta, ou seja, todo o processo que garante a existência da água para a vida na Terra.

A água está presente no planeta em estado líquido nos mares, lagos, rios, oceanos, lençóis freáticos, entre outras fontes. Contudo, nem toda fonte de água é própria para o consumo humano. Para que o recurso seja adequado para o homem, existem os processos de tratamento da água, realizados em estações de tratamento.

No que diz respeito ao ciclo natural da água na Terra, é importante dizer que o recurso que está presente no planeta passa por um constante e lento processo de evaporação. Ao passar do estado líquido para o gasoso, a água sobe em forma de vapor e entra em contato com camadas frias da atmosfera. Nesse encontro, a água volta ao seu estado líquido e dá origem às gotículas que formam as nuvens.

Quando as nuvens ficam muito pesadas, a água cai em forma de chuva ou granizo. Este é basicamente o ciclo da água na Terra, um processo que movimenta e dá vida à natureza e aos seres vivos.

Sendo assim, podemos dizer que tudo começa com a evaporação da água e culmina nas chuvas. Dois processos relevantes nesse ciclo são: a evaporação (já mencionada) e a condensação (quando a água passa do estado gasoso para o líquido novamente). Depois que a chuva cai, ela volta a abastecer as fontes de água do planeta e o ciclo se reinicia.

Sem o equilíbrio do ciclo da água, os seres humanos passam a enfrentar a escassez hídrica, como a que aconteceu no Estado de São Paulo em 2015, provocando uma seca histórica e baixando os níveis das represas para menos do volume morto, considerado crítico para o abastecimento das cidades.

O ciclo hidrológico muda muito de acordo com a variação climática. Por conta dessa importância da água, é essencial que o homem proteja as fontes de água doce do planeta.

Leia também! Assuntos relevantes