Causa Basca (ETA)

Causa Basca (ETA)

A causa basca busca mais autonomia ou independência para o grupo étnico no norte da Espanha e sudoeste da França. O movimento separatista chama-se ETA "Euskadi Ta Askatasuna" (Pátria Basca e Liberdade). Foi fundada em 1959 por estudantes e militares políticos contrários á ditadura do General Francisco Franco, que reprimia as culturas regionais da Espanha.

Encravado entre o norte da Espanha e o Sudoeste da França, nas cercanias do Golfo de Biscaia, o País Basco (Euskal Herria) é composto de três províncias espanholas (no Norte) e três francesas, numa área de 22.500 Km quadrados. Tem uma cultura diferenciada, sobretudo pela língua, o euskara, e sustenta um antigo movimento nacionalista iniciado em fins do século XIX.

A campanha pela emancipação ganha novo alento com a fundação, em 1959, da guerrilha ETA, em plena ditadura de Francisco Franco (1939-1975), época de maior repressão ao povo Basco.

A região cria um alto grau de autonomia com a nova Constituição espanhola, aprovada em 1978. Satisfeita com o estatuto político obtido, a maior parte do movimento depõe armas, criando facções legais.

Os remanescentes do ETA, porém, preferem continuar a luta pela independência total do País Basco. Sua economia gira em torno de um destacado estaleiro e um grande setor siderúrgico.

Fonte:
http://www.netvestibulando.hpg.ig.com.br/causabasca.htm

Leia também! Assuntos relevantes