Páscoa

A palavra Páscoa originou a partir do latim "Pascha", que por sua vez, deriva do hebraico "Pessach/Pesach", que significa “a passagem”, que segundo a história, marca a libertação do povo judeu escravizado no Egito para a Terra Prometida (Páscoa Judaíca)e para os cristãos, a Páscoa significa a ressurreição de Jesus. É considerada a celebração mais antiga e mais importante do calendário cristão.

A Páscoa é um feriado festivo, que comemora a ressurreição de Cristo, após três dias de sua crucificação no Calvário. O domingo de Páscoa é precedido pela Semana Santa, que é a última semana da Quaresma, período que inicia na quarta-feria de Cinzas e encerra antes da missa de Lava-pés, na quinta-feira Santa, de acordo com a Carta apostólica de Paulo VI, e tem um período de quarenta dias, que é acompanhado de penitências, promessas, jejuns e orações.

No calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da semana Santa. Na quinta-feira Santa, comemora-se a Última Ceia e a cerimônia do Lava pés, na sexta-feira Santa relembra-se a crucificação e morte de Jesus e no sábado Santo a vigília Pascal. Esses três acontecimentos são conhecidos como Tríduo Pascal, que é o conjunto de três dias celebrados no cristianismo, e acontecem na última semana da Quaresma. E por fim, no Domingo de Páscoa, celebra-se a ressurreição de Jesus e o primeiro aparecimento aos seus discípulos, encerrando asssim, as comemorações de Páscoa.

Ressurreição de Jesus

A data da Páscoa é móvel, cada ano acontece em um dia diferente, e ela determina as demais datas das outras festas móveis, como por exemplo, Semana Santa, Quaresma, Quarta-feira de Cinzas e até mesmo o Carnaval. No Primeiro Concílio de Niceia (325 d.C), foi determinado que a data da Páscoa sempre será no domingo, após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul), que ocorre entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.

Como a cultura é diferente em cada parte do mundo, os costumes pascais, também não fugiram a essa regra, e muitos outros costumes regionais foram agregados a eles. Existem vários tipos, modos e maneiras de se comemorar a Páscoa, que incluem missas, promessas, caça aos ovos, comidas típicas e outros.


ORIGEM DA PÁSCOA

A Páscoa é celebrada desde antes do nascimento de Jesus, na Europa, por tribos pagãs, segundo alguns estudos históricos. A literatura aponta, que essas tribos, adoravam Ee-Ah-Tra, a deusa da primavera, que depois foi chamada de Eostre. Como em março inicia a primavera na Europa, todos os anos era organizada uma festa nesse período, para comemorar a chegada da nova estação do ano. Com o tempo, o nome da deusa foi modificando, e tornou-se "Easter", em inglês e Ostern, em alemão, ambas significando Páscoa.

Para os judeus, o sentido da Páscoa se refere a palavra Pessach, que significa "passagem", que retrata a libertaçao dos judeus, com a ajuda de Moisés, através da travessia pelo Mar Vermelho, enquanto os egípcios os queriam manter como escravos. Como esse fato aconteceu no início da primavera, os judeus escolheram essa data para comemorar a libertação do seu povo.

O significado da páscoa cristã é diferente. Para os cristãos, a Páscoa significa a ressurreição de Jesus, que aconteceu no terceiro dia após sua morte. E isso tornou-se um dos maiores pilares da fé cristã, o que evidencia a importância dessa festa no calendário da religião. Como aconteceu no mesmo período da celebração judaíca, criou-se uma ligação entre as duas comemorações, sendo que a Páscoa cristã foi instituída e nomeada em 325 d.C., através do Concílio de Niceia.

Observa-se que apesar de o Cristianismo ter surgido de uma seita derivada do Judaísmo, o significado da páscoa cristã é diferente dos judeus.


MÚSICAS DE PÁSCOA

  • Coelhinho da Páscoa
  • Jesus Ressuscitou
  • A Páscoa Chegou
  • Não foi o Coelhinho
  • Coelhinho Novo
  • A Páscoa Chegou Alegre


SÍMBOLOS DA PÁSCOA

A Páscoa, assim como diversoso outros feriados comemorativos, possui vários símbolos diferentes. Os principais símbolos são: ovos, coelho, cordeiro, círio pascal, peixe, pão e vinho e outros.

Ovos de Páscoa


Ovos de Pascoa

Um dos símbolos mais característicos da Páscoa. Acredita-se que esse símbolo tenha surgido na antiguidade, onde os egípcios, gregos e persas costumavam pintar as cascas dos ovos cozidos para presentear os entes queridos, simbolizando a vida e o nascimento, em comemoração a chegada da primavera.

Essa tradição foi introduzida entre os cristãos, por volta do século XV. Assim, o ovo passou a ser um dos principais símbolos da Páscoa para a população em geral.

Na modernidade, os ovos começaram a ser produzidos em chocolate e o costume de presentear as pessoas ainda continua. Além disso, existe a famosa e divertida caça aos ovos, onde ovos são escondidos para as crianças e adultos procurá-los.
Algumas pessoas ainda mantem a cultura e tradição de produzir ovos pintados.

Coelho da Páscoa


Coelho da Pascoa

O coelho é um dos símbolos mais representativos da páscoa cristã, pois ele significa fertilidade e esperança. Devido seu grande poder de reprodução em grandes ninhadas, ele representa fertilidade e renovação da vida.

O coelho passou a fazer parte das tradições brasileiras, em meados do século XVII, por influencias alemãs.

Na mitologia alemã, as tribos pagãs realizavam cultos para Ostara, a deusa da fertilidade, para marcar a chegada da primavera, que trazia consigo a esperança e renovação. Em inglês, o nome da deusa da fertilidade é Easter, que significa Páscoa, e também está associada as deusas da primavera, cujo símbolo é o coelho, uma vez que estes eram os primeiros animais a aparecem com a chegada da estação.

Cordeiro


Cordeiro, Primavera

Um dos símbolos mais antigos da páscoa, tanto para os judeus, como para os cristãos.

Para os judeus, o sacrifício de um cordeiro em homenagem a Deus, ocorre em todas as páscoas, em agradecimento pela libertação dos hebreus da escravidão que estavam subjugados no Egito.

Para os cristãos, o cordeiro representa Jesus, que se sacrificiou em remissão dos pecados da humanidade.

Círio Pascal


Cirio Pascal, Vela

É uma vela grande, que fica sob o altar, durante a celebração da Vigília Pascal, decorada com as letras gregas "alfa e ômega", que representam Jesus como princípio e fim. Ela siginica a luz e a ressurreição de Jesus Cristo e é acesa no Sábado de Aleluia.

Durante a Vigília Pascal, são inseridos 5 pontos que representam as chagas de Jesus Cristo na cruz.

Peixe


Peixe, pascoa

O peixe, é um símbolo cristão, trazido pelos apóstolos, que eram pescadores, e significa vida.

A palavra peixe, vem do grego "Ichthys", que simboliza a frase: "Iesous Christos Theou Yios Soter", que em português significa: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".

É o alimento mais consumido, pelos cristãos, durante a Semana Santa, em sibstituição á carne vermelha.

Pão e Vinho


Pao e Vinho, Quaresma

Um dos mais antigos símbolos do cristianismo e está presente nas missas de Páscoa. Representa corpo e sangue de Jesus Cristo, que simboliza a vida eterna e ressurreição.

Páscoa



Por

Compartilhe