Cassiano Ricardo

Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1895, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Ele era filho de Francisco Leite Machado e Minervina Ricardo Leite.

Cassiano Ricardo foi um poeta e escritor brasileiro. Ele estudou em São José dos Campos e, depois, seguiu para a capital paulista para cursar Direito. Cassiano Ricardo esteve envolvido com a reforma literária da Semana de Arte Moderna de 1922.

O escritor também atuou no jornalismo e foi redator do "Correio Paulistano". Ele também lançou as revistas "Planalto" e "Invenção".

Como poeta, Cassiano Ricardo tinha uma característica lírico-sentimental. Seus livros mais conhecidos são "Dentro da Noite" (1911), "A Flauta de Pã" (1917), "Vamos Caçar Papagaios" (1926), "Borrões de Verde e Amarelo" (1927), "Martim Cererê" (1928) e "Marcha para Oeste" (1940).

Cassiano Ricardo teve experiências literárias nos movimentos do concretismo e do praxismo. Em sua cidade-natal, São José dos Campos, o nome do escritor foi dado a uma biblioteca e a uma fundação cultural.

Cassiano foi importante para os movimentos da poesia de vanguarda nas décadas de 1950 e 1960. O poeta faleceu em 14 de janeiro de 1974.

Leia também! Assuntos relevantes