Cassiano Ricardo

Cassiano Ricardo

Por

Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1895, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Ele era filho de Francisco Leite Machado e Minervina Ricardo Leite.

Cassiano Ricardo foi um poeta e escritor brasileiro. Ele estudou em São José dos Campos e, depois, seguiu para a capital paulista para cursar Direito. Cassiano Ricardo esteve envolvido com a reforma literária da Semana de Arte Moderna de 1922.

O escritor também atuou no jornalismo e foi redator do "Correio Paulistano". Ele também lançou as revistas "Planalto" e "Invenção".

Como poeta, Cassiano Ricardo tinha uma característica lírico-sentimental. Seus livros mais conhecidos são "Dentro da Noite" (1911), "A Flauta de Pã" (1917), "Vamos Caçar Papagaios" (1926), "Borrões de Verde e Amarelo" (1927), "Martim Cererê" (1928) e "Marcha para Oeste" (1940).

Cassiano Ricardo teve experiências literárias nos movimentos do concretismo e do praxismo. Em sua cidade-natal, São José dos Campos, o nome do escritor foi dado a uma biblioteca e a uma fundação cultural.

Cassiano foi importante para os movimentos da poesia de vanguarda nas décadas de 1950 e 1960. O poeta faleceu em 14 de janeiro de 1974.

Leia também! Assuntos relevantes