Briófitas


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Briófitas

Por Juliana, GrupoEscolar

As briófitas são plantas que fazem parte do reino Plantae. Elas são eucariontes, multicelulares e fotossintetizantes. Com a ausência de vasos condutores de seiva, as briófitas se mostram com pequeno porte e com estruturas rígidas de sustentação.

Nesse tipo de organismo, o transporte de substâncias acontece por meio da difusão. As briófitas são predominantes em ambientes com alta umidade e sombra, principalmente junto a fontes de água doce.

Existem três filos de briófitas: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta. A palavra briófita vem do grego, onde bryon significa 'musgo'; e phyton quer dizer 'planta'. Com essa explicação dá para perceber que as briófitas são plantas pequenas.


As plantas são formadas, basicamente, por três estruturas:

Rizoides – Filamentos responsáveis por fixar a planta em seu ambiente natural;

Filoides – Estruturas de fotossíntese, dotadas de clorofila;

Cauloide – Haste dos filoides.

As briófitas têm reprodução sexuada. Os gametas masculinos se movem por meio da água, com o suporte de flagelos, e chegam até os gametas femininos. O zigoto passa por mitoses e dá origem ao embrião da planta.


Características das briófitas

A água que vem do meio ambiente é absorvida e transportada pelas briófitas de célula para célula. O processo é lento e impede o crescimento da planta, fazendo com que as briófitas sejam sempre baixas. As briófitas mais conhecidas são os musgos e as hepáticas.

As briófitas são consideradas plantas primitivas. Por isso, elas não são capazes de produzir flores, sementes ou frutos. Além disso, elas não contam com tecidos vasculares e, por isso, são denominadas plantas avasculares.

É importante destacar que as briófitas não vivem no mar, e sim em áreas de clima quente e com água doce. No Brasil, essas espécies são comuns e bastante frequentes no ecossistema da Mata Atlântica, floresta presente da região sul até o sudeste do país.






Leia também! Assuntos relevantes.

Antóceros
divisão Anthocerotophyta , classe Anthocerotopsida impossível identificar a planta se for coletado apenas o gametófito plantas pequenas , talo...

Hepáticas
As hepáticas são plantas que fazem parte do grupo das briófitas. De uma forma geral, são espécies que contam com um formato diferente, que se assemelh...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2016 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados