Biosfera

Por

O planeta Terra é dividido em camadas. A mais importante delas é a Biosfera, camada habitada por vida na Terra.

A Biosfera é constituída por todas as regiões habitáveis do planeta, ou seja, ela abriga os ecossistemas, locais onde os organismos vivos habitam e encontram condições para se reproduzirem e evoluírem. Na prática, a biosfera engloba mar, solo e ar, sendo o berço de grande diversidade de espécies animais e vegetais.

A palavra Biosfera significa “esfera da vida”. Só pelo nome já é possível ter ideia da importância dessa camada do planeta Terra.

Na biosfera, a vida acontece. Essa região do planeta é dotada de luz, calor, relevo, climas específicos, variados tipos de vegetação, água e vida!

A Biosfera tem as condições perfeitas para a manutenção da vida na Terra. Ela é composta por três elementos: hidrosfera, atmosfera e litosfera, que concentram as águas, os gases, as rochas e os solos do planeta.

Na biologia, o termo Biosfera passou a ser usado em 1920 para designar o espaço que abriga a vida na Terra. Na biosfera encontramos as florestas, as montanhas, os oceanos e tudo que tem vida.

O limite superior dessa camada é de 7000 metros, enquanto o limite inferior fica em 11.000 metros. Com ambientes muito diversos e complexos, a Biosfera apresenta uma enorme quantidade de seres vivos, de bactérias aos seres humanos. Essa camada passa por constantes modificações, sendo considerada um ambiente extremamente heterogêneo.

O homem tem papel fundamental nas transformações da Biosfera. Contudo, essa camada é dinâmica e consegue resistir bem às intervenções humanas, trabalhando sempre para manter-se em equilíbrio.

Mesmo assim, é preciso que o homem desacelere o processo de poluição e degradação do meio ambiente, a fim de que a Biosfera seja capaz de garantir a manutenção de sua vida. É preciso criar áreas preservadas e ecologicamente sustentáveis para que o planeta se mantenha habitável!

Leia também! Assuntos relevantes