Barroco, Cultura Brasileira

Barroco, Cultura Brasileira

Por

O Barroco foi o primeiro estilo artístico e literário do Brasil. O movimento teve força principalmente nos Estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

O estilo, que surgiu na Itália e na Espanha, chegou ao Brasil pelas mãos de padres missionários, os jesuítas.

No Brasil, o Barroco se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.

As cidades produtoras de ouro em Minas Gerais, no século XVIII, foram berço da arte barroca e até hoje são pontos turísticos por causa desse movimento.

Nas artes plásticas, o principal representante do barroco brasileiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa, conhecido como Aleijadinho. As obras desse artista têm forte caráter religioso, e eram feitas em madeira e pedra-sabão.

Entre as obras mais importantes de Aleijadinho estão: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais.

Na Literatura, os nomes de maior relevância no Barroco brasileiro são o do poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno", e o do padre Antônio Vieira.

O marco inicial do Barroco brasileiro aconteceu em 1601 com a publicação do poema épico prosopopéia, de autoria do português, radicado no Brasil, Bento Teixeira.

O movimento Barroco se concretizou em 1768, e ganhou reconhecimento entre 1720 e 1750, quando foram fundadas várias academias literárias.

As igrejas de estilo barroco foram construídas no Brasil durante o século XVIII.

Pode-se afirmar que o Barroco foi um movimento artístico que marcou a transição entre o teocentrismo e o antropocentrismo.

Assim como aconteceu na Europa, o Barroco brasileiro também tinha a ideologia da Contra-Reforma, onde a arte tinha o objetivo de fortalecer a fé católica.

Juliana Miranda, Equipe do GrupoEscolar.com.

Leia também! Assuntos relevantes