Jesuítas

Por

Os jesuítas foram padres da Igreja Católica que contribuíram muito para o desenvolvimento do Brasil, principalmente no período da descoberta do país pelos portugueses. Os jesuítas vieram para o Brasil em 1549, com uma expedição de Tomé de Souza. O objetivo dos padres era catequizar os índios.

Os jesuítas faziam parte da ordem Companhia de Jesus, fundada em 1534, por Inácio de Loiola. Essa ordem católica foi criada logo depois da Reforma Protestante, no século XVI. A intenção dessa ordem era impedir o avanço do protestantismo no mundo.

A Companhia de Jesus foi, inicialmente, fundada na Universidade de Paris. A Congregação foi reconhecida pelo Papa em 1540. Depois de sua formalização, a ordem passou a atuar no trabalho missionário e educacional.

No Brasil, a missão dos jesuítas era levar o catolicismo para o país recém-descoberto pelos portugueses, catequizar os índios, ensinar o português e os costumes e valores europeus e construir escolas católicas. Entre os jesuítas que vieram para o Brasil no século XVI, os mais importantes foram o Padre Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira.

Em 1760, o marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, alegando que eles estavam conspirando contra o reino de Portugal. Em 1773, a ordem foi extinta pelo papa Clemente XIV, só voltando a existir em 1814, por determinação do Papa Pio VII.

Leia também! Assuntos relevantes