Aleijadinho

Por

Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, no dia 29 de agosto de 1730. Considerado um dos artistas mais importantes do Brasil, Aleijadinho se destacou como escultor, entalhador e arquiteto no Brasil colonial.

A história de vida de Aleijadinho é um pouco desconhecida. O único relato histórico oficial está em uma nota biográfica que foi escrita 40 anos depois da morte do artista.

Aleijadinho tem mais de quatrocentas criações. Seu estilo era muito marcante e todos os projetos arquitetônicos e esculturas do artista estão preservados em Minas Gerais, principalmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.

As obras mais importantes de Aleijadinho estão na Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. O estilo do artista pode ser enquadrado no movimento Barroco e no Rococó.

Aleijadinho foi o mais famoso artista da arte colonial brasileira. Ele usava como matérias-primas a madeira e a pedra-sabão. De acordo com a história, Aleijadinho morreu aos 40 anos de idade. Ele teria desenvolvido lepra e, aos poucos, perdeu o movimento das mãos e dos pés.

As principais obras do artista são a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Palácio dos Governadores e Os Passos da Paixão, esculturas em madeira que representam o calvário de Cristo.

Leia também! Assuntos relevantes