Animais em extinção no Brasil

Segundo informações colhidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil, existem mais de 1000 espécies de animais que estão correndo risco de serem extintos no Brasil. O país em que vivemos é considerado um dos mais ricos quando se trata de biodiversidade, entretanto, existem alguns que podem ser extintos em apenas alguns anos devido às ações dos homens


Quando um animal é considerado extinto?

Os animais são considerados extintos quando, como o próprio nome já diz, quando ele deixa de existir em seu ambiente natural ou ainda em cativeiro. Isso está diretamente relacionado ao desaparecimento de uma determinada espécie de animal.

Considera-se em risco de extinção aqueles que estão em perigo crítico, quando a população deste animal chega a ter uma redução de 90% nos últimos 10 anos, caso em que estima-se haver aproximadamente 50 adultos no planeta.

Principais animais em extinção no Brasil


Ararajuba


Ararajuba
Também conhecida pelo nome de Guaruba, a ave verde e amarela somente existe na Amazônia, e sofre com problemas do tráfico e do desmatamento de seu bioma e, por isso, está em extinção.


Arara-azul


Arara-azul
Arara-azul, também encontrada na Amazônia, além do pantanal e outros sete estados, sofre com a caça ilegal, desmatamento e tráfico de animais, já que apresentam elevado valor no mercado internacional.


Ariranha


Ariranha
A ariranha é um animal conhecido como lobo do rio, que enfrenta problemas como a poluição dos rios, caça ilegal e pesca predatória.


Cervo-do-pantanal


Cervo-do-pantanal
O animal é encontrado no Pantanal, além dos biomas da Amazônia e do Cerrado, e sofre principalmente com a caça ilegal e com o desmatamento, que tem contribuído diretamente para a redução da espécie no Brasil.


Gato-maracajá


Gato-maracajá
O gato das florestas vem sofrendo já há muitos anos com a caça para a venda de sua pele, mas atualmente o desmatamento é o principal causador de sua extinção.


Lobo-guará


Lobo-guará
Esse animal é encontrado nos Pampas, no Pantanal e no Cerrado, sendo considerado o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul.


Mico-leão-dourado


Mico-leão-dourado
Habitante da Mata Atlântica, esse animal passou por muito tempo sofrendo com o desmatamento, mas também com o tráfico de animais. Atualmente, a espécie encontra-se somente no Rio de Janeiro.


Onça-pintada


Onça-pintada
Este é considerado o maior felino das Américas, e é encontrada em praticamente todos os biomas, exceto no Pampa, onde já foi extinto. Caçada por fazendeiros como uma forma de proteger seus rebanhos, o animal ainda sofre com a destruição de seu habitat e a caça para a venda de sua pele.


Além destes, é claro, existem ainda muitos outros animais no Brasil que estão em extinção. Muitos projetos ajudam a reconstruir a população destes, mas ainda é preciso que haja conscientização para que seja parada a caça e a destruição do lar destes animais.

Leia também! Assuntos relevantes