Acontecimentos da Era Azóica

Acontecimentos da Era Azóica

Por

A Era Azóica, também chamada de Período Azóico, foi um tempo geológico do planeta Terra em que o planeta vivia a total inexistência de vida. Nesse período, estudado na geologia, a Terra é descrita como um espaço sem vida e em processo de resfriamento.

Alguns acontecimentos que marcaram a Era Azóica foram a formação das primeiras rochas e a constituição da crosta terrestre. Nesse momento, o planeta Terra ainda estava em fase de consolidação.

Segundo a geologia, o Período Azóico corresponde ao chamado “éon Hadeano”. Essa era aconteceu de 4,5 a 3,8 bilhões de anos atrás. Nesse período geológico a Terra ainda era um planeta muito quente, quase uma enorme bola de fogo, mas estava passando por um gradual processo de resfriamento.

Nesse período o planeta começou a se dividir em núcleo, manto e crosta terrestre, formando as primeiras microplacas. A Comissão Internacional sobre Estratigrafia, da União Internacional de Ciências Geológicas, não inclui o Período Azóico no Quadro Estratigráfico Internacional.

Leia também! Assuntos relevantes