A chuva ácida

Por

Uma importante conseqüência da poluição do ar são as chuvas ácidas, que corroem edifícios, carros, monumentos e matam a vegetação. São chuvas que contêm poluentes ácidos ou corrosivos, produzidos por reações químicas na atmosfera devido à mistura de diversos tipos de gases com a água que existe no ar e dá origem às chuvas. E não são apenas os habitantes e o meio ambiente das áreas industrializadas ou com grande número de veículos que sofrem com as chuvas ácidas. Elas ocorrem também em regiões distantes, pois os ventos podem carregar as nuvens poluídas para longe, onde ocasionam estragos na agricultura, inutilizando colheitas, empobrecendo os solos e até mesmo matando grande quantidade de peixes nos rios.

A presença de componentes estranhos na atmosfera (principalmente óxidos de nitrogênio e de enxofre) tem sido responsável pela ocorrência das chuvas ácidas. Na atmosfera essas substâncias reagem quimicamente e produzem os ácidos sulfúrico e nítrico.

Esses gases, ao atingirem a Terra, sob a forma de precipitações, alterara também composição química do solo e das águas, prejudicando as formações florestais e as lavouras. Além disso, a ação corrosiva dos ácidos sulfúrico e nítrico atinge fortemente as estruturas metálicas, as edificações, além de provocar sérios problemas à saúde da população.

Para que a chuva seja considerada ácida, e, portanto, prejudicial ao ambiente, o valor do seu pH deve ser inferior a 5,6.

•Como a água corrói:

1.O dióxido de enxofre resultante da queima de carvão nas usinas termelétricas e os óxidos de nitrogênio provenientes de motores de carro, caminhões e ônibus entram na atmosfera;
2.Esses compostos são transportados pelo ar, onde passam por mundanças químicas. Eles voltam à superfície sobre formas microscópicas, partículas de poeira ácida ou misturados à umidade das nuvens, como chuva ácida.
3.O material ácido concentrado na água mata os organismos vivos ou inibe usa capacidade de reprodução, alterando ecossistemas.
4.Os ácidos corroem encanamentos velhos e poluem reservatórios de água potável.
5.Chuva ácida provoca a corrosão em edifícios e monumentos.

•Regiões no mundo onde há chuva ácida;

- Canadá;
- Reino Unido;
- Suécia;
- Alemanha;
- Polônia;
- Japão;
- China;
- Índia;
- África do Sul;
- Grécia;
- Suíça;
- Brasil;
- EUA;

Leia também! Assuntos relevantes