Problemas Ambientais Globais

Problemas Ambientais Globais

Por

Existem problemas ambientais que são globais, ou seja, prejudicam de forma generalizada toda a população do planeta Terra. Esses problemas ambientais fazem parte do estilo de vida da sociedade moderna e foram provocados pela ação do homem em sua maioria.

Poluição e desmatamento estão entre as ações que acontecem no mundo inteiro e que provocam danos graves à natureza, afetando a vida animal, as plantas, fontes de água e os seres humanos. Processos que causam desequilíbrio ao ecossistema trazem consequências muito preocupantes.

A sociedade de consumo tem grande impacto sobre o ambiente global, principalmente no que diz respeito à produção de lixo e resíduos. Os impactos de dimensão planetária são aqueles que não podem ser contidos e que atingem os oceanos, a atmosfera, a biosfera e a vida humana.

Entre os principais problemas ambientais globais, podemos citar o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio e as chuvas ácidas, processos relacionados diretamente ao Aquecimento Global.

Saiba mais sobre os problemas ambientais globais:

Efeito Estufa – O efeito estufa é um processo natural da Terra, que consiste na conservação do calor no planeta. Contudo, as ações humanas, como o uso de combustíveis fósseis, têm acentuado o efeito estufa, ou seja, aumentado o calor na Terra e, consequentemente, as temperaturas globais.

Chuvas Ácidas – A chuva ácida é provocada pela poluição na atmosfera, principalmente pela alta concentração de dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2). O fenômeno prejudica a qualidade do ar e polui fontes de água, além de causar prejuízos como a destruição de patrimônios e problemas à agricultura e pecuária.

Aquecimento Global – É consequência direta da ação humana, com suas fontes de poluição, desmatamento e alterações nos ecossistemas.

Camada de Ozônio – A camada de ozônio é uma proteção da Terra contra os raios de sol. Essa camada tem sido reduzida pela ação do homem, aumentando os riscos de câncer de pele e outros problemas. O uso de gases CFC está entre as causas da destruição da camada.

Leia também! Assuntos relevantes