A Batalha de Marengo

A Batalha de Marengo aconteceu em 14 de Junho de 1800. Esta foi uma batalha que fez parte da Segunda Campanha de Napoleão Bonaparte no território da Itália. O conflito marcou uma importante vitória do exército francês contra os austríacos, que acabaram obrigados a deixar o norte da Itália.

A batalha ocorreu após as forças austríacas, comandadas pelo general Michael Von Melas, terem lançado um ataque contra os franceses exatamente na região de Marengo, localizada ao norte da Itália. O exército da Áustria acreditava que poderia vencer as forças de Napoleão com um ataque surpresa, mas a confiança exagerada acabou frustrando as expectativas do general Melas.

Durante o combate, o general-major Anton Zach, que guiava as tropas austríacas, posicionou as tropas em uma fileira única. O exército francês estava reforçado com mais de cinco mil combatentes, o que possibilitou que Napoleão fizesse frente às forças austríacas.


Resultados da Batalha de Marengo

A França empreendeu um ataque surpresa aos austríacos e saiu vitoriosa no conflito. A batalha foi impressionante e marcou a história das forças comandadas por Napoleão.

O conflito, no entanto, deixou um grande número de soldados mortos em ambos os lados. A França perdeu cerca de três mil homens, enquanto os austríacos tiveram aproximadamente três mil soldados presos e sete mil soldados mortos ou feridos.

Após o combate, no dia 15 de julho de 1800, o general austríaco Melas assinou o acordo que ordenou que suas tropas se retirassem da Itália. Com isso, Napoleão conquistou uma de suas mais expressivas vitórias.

Napoleão Bonaparte no cavalo
Napoleão Bonaparte


Contexto da Batalha de Marengo


Batalha

A região de Marengo, na Itália, onde a batalha aconteceu, fica na Província do Piemonte, próxima à área de confluência dos rios Tanaro e Bormida.

As forças francesas que participaram da batalha sob o comando de Napoleão Bonaparte contavam com mais de 28 mil soldados, tanto do Exército de Reserva quanto do Exército do Reno, mas nem todos lutaram. O efetivo estava completamente organizado.

As forças austríacas também tinham um número elevado de homens, com cerca de 23 mil soldados sob o comando do general Michael von Melas, com combatentes de infantaria, cavalaria e engenharia. O grande problema do exército da Áustria foi a falta de organização, além da demora em atacar a França. Dessa forma, ficou impossível evitar a derrota.

A Batalha de Marengo foi emblemática para Napoleão Bonaparte, pois colocou fim à segunda campanha militar da França na Itália. Os historiadores consideram que Napoleão venceu a Batalha de Marengo de virada, garantindo a expulsão dos austríacos do norte do território italiano e aumentando ainda mais o prestígio francês como uma grande potência.

Leia também! Assuntos relevantes