Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi um político e militar francês de grande influência e poder. Nascido em 15 de agosto de 1769, em Ajaccio, na França, ele foi o último líder francês da época da Revolução Francesa.

Chamado de Napoleão I e conhecido como o “Imperador dos Franceses”, Napoleão promoveu uma grande reforma política no país, estabelecendo o Código Napoleônico. Durante seu poder também ocorreram as guerras napoleônicas, responsáveis pelo desenvolvimento da hegemonia da França no continente europeu.

Napoleão já tinha origem em uma família com ascendência nobre. Ele foi um oficial de artilharia da França e liderou a Primeira República Francesa, além da Primeira Coligação e da Segunda Coligação. Com um golpe de estado, em 1799, ele se tornou primeiro cônsul do país.

Foto Napoleão Bonaparte e Napoleão Bonaparte no seu cavalo

A trajetória de Napoleão Bonaparte

Em 1804, Napoleão Bonaparte foi proclamado imperador da França. Em sua primeira fase de poder, ele comandou e ordenou diversas batalhas, nas quais obteve uma importante sequência de vitórias que consolidou a França como uma potência europeia.

Imperador Napoleão Bonaparte

Em 1812, durante a Campanha da Rússia, Napoleão começou a sofrer algumas derrotas. Em 1813, seu exército foi derrotado em Leipzig. Já em 1814, após uma invasão à França, Napoleão foi obrigado a abdicar de seu trono e acabou enviado para o exílio na ilha de Elba. Contudo, o imperador fugiu do local e retomou seu poder menos de um ano depois.

Sua posição de imperador, entretanto, não durou muito mais tempo. Ele ficou no poder por apenas 100 dias. Em 1815, foi novamente derrotado, desta vez pelos ingleses, na famosa Batalha de Waterloo. Depois dessa derrota, Napoleão foi obrigado a viver seus últimos anos de vida preso pelos britânicos no território da ilha de Santa Helena, no meio do Oceano Atlântico.


Morte de Napoleão Bonaparte

Acredita-se que Napoleão Bonaparte tenha morrido de câncer no estômago, mas muitas suspeitas foram levantadas de que ele, na verdade, teria sido envenenado com arsênio. Ele morreu na ilha de Santa Helena, em 5 de maio de 1821.

Ao todo, ele passou 6 anos preso antes de falecer. Seus restos mortais foram sepultados no Panteão dos Inválidos, na cidade de Paris.


Conquistas de Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte era filho de um casal de aristocratas de origem italiana. Seu pai se chamava Carlos Maria Bonaparte, e sua mãe foi Letízia Ramolino.

Ele seguiu a carreira militar, tendo estudado estratégias de guerra e artilharia na Escola Militar de Paris. Foi favorável ao chamado “Terror Revolucionário”, um grupo radical de revolucionários franceses.

Ainda jovem, Napoleão se tornou um importante oficial do exército. Ele comandou tropas pelo Egito, lutando contra a aliança entre o Império Turco-Otomano, a Grã-Bretanha e os Mamelucos. Ele também se destacou na guerra da Itália e em diversos outros conflitos, obtendo importantes conquistas territoriais para seu país.

Na ocasião de sua nomeação como Imperador, Napoleão Bonaparte foi coroado na catedral de Notre-Dame. Ele foi casado com Josefina e com Maria Luísa da Áustria, que era irmã da princesa Leopoldina, esposa de D. Pedro I. Seu único filho, fruto do segundo matrimônio, morreu de forma precoce.

Leia também! Assuntos relevantes