12 de Outubro - Dia do Descobrimento da América

12 de Outubro - Dia do Descobrimento da América

Por

Responda sem pensar muito: quem descobriu a América? Se o nome que veio a sua cabeça foi o de Cristóvão Colombo, parabéns! Você entende de história.

Cristóvão Colombo foi um visionário que acreditava fielmente que a Terra era redonda. Ele aplicou ciência à navegação e, por sorte descobriu a América. Sorte porque, na verdade, os planos de Cristóvão Colombo eram de chegar às Índias, assim, ele seguiu rumo ao Ocidente, enquanto Portugal procurava encontrar o mesmo caminho viajando rumo ao Oriente.

Colombo esperou seis anos até conseguir partir para sua jornada. Ele viajou com 3 caravelas: Santa Maria,Pinta e Nina, e com elas saiu do Porto de Palos na Espanha no dia 3 de agosto de 1492. Com ele, viajavam cerca de 190 homens em busca de novos horizontes.

Em determinado momento da viagem os tripulantes se revoltaram contra Colombo, mas ainda assim ele não desanimou e manteve a certeza de que iria encontrar novas terras.

Finalmente, no dia 12 de outubro de 1492, a caravela Pinta deu sinal de descoberta de terra disparando um tiro de canhão. Colombo atracou numa ilha, a qual batizou com o nome de São Salvador.

Mais tarde a terra descoberta recebeu o nome de América como forma de homenagear o piloto Florentino Américo Vespúcio, colega de viagem de Colombo.

Como ainda pensava que havia descoberto as Índias, Colombo apelidou os habitantes da ilha de índios. Navegando para o sul, ele encontrou as ilhas de Cuba e Haiti, e ao voltar para a Espanha foi recebido com glórias e marcou seu nome na história.

Juliana Miranda - GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes