Biografias

Vladimir Ilitch Lênin (1870-1924)

Vladimir Ilitch Lenin nasceu no dia 22 de abril de 1870. Ele foi um líder político e revolucionário, que se tornou chefe de Estado russo. Lênin foi o responsável pela Revolução Russa de 1917, ocupando os cargos de líder do Partido Comunista e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética.

Lênin criou uma corrente teórica chamada de leninismo, que estava baseada na Ética de Estado. O revolucionário era filho Ilia Ulianov, um alto funcionário do governo russo. Ele só se envolveu com a atividade revolucionária na década de 1890, quando formou um grupo marxista em São Petersburgo.

Lênin também foi responsável pela instituição do chamado “comunismo de guerra”, que durou de 1918 a 1921. Em maio de 1922, Lênin passou a enfrentar crises de hemiplegias e se afastou do poder na Rússia. Stálin e Trotsky passaram a disputar o poder político depois disso.

Lênin morreu em Gorki, no dia 21 de janeiro de 1924. Depois de muitos anos, o caráter ditatorial e os crimes políticos do governo de Lênin foram revelados ao mundo com o fim do regime soviético em 1991.