Suspensão Escolar

A suspensão escolar é uma prática disciplinar utilizada em várias escolas. O ato da suspensão escolar é aplicado sempre que os estudantes têm comportamentos inadequados em sala de aula ou no ambiente da escola. Essa norma faz parte do regimento do Conselho Escolar e deve ser colocada em prática pela direção da escola.

Os estudantes ficam sob suspensão por causa de mau comportamento. É importante que esse tipo de punição seja acompanhado pelos pais e também por orientadores da escola para que os estudantes sintam a suspensão como um momento de reflexão. A suspensão é uma forma do estudante assumir a responsabilidade por seus atos.

Também é importante que o estudante não veja a Suspensão Escolar como uma espécie de prêmio. Por isso, os professores e orientadores devem estabelecer atividades pedagógicas e uma série de deveres de casa que devem ser feitos durante o período de suspensão. Uma boa conversa com os pais e com o aluno também pode ajudar a melhorar o comportamento do estudante.

Muitos educadores criticam o conceito da suspensão escolar da forma como ela é praticada hoje no Brasil. Para eles, o ideal seria que o estudante cumprisse a suspensão dentro da escola, realizando atividades diferenciadas ou atuando como aprendiz dentro da sala de aula.

As escolas precisam se preparar para formar cidadãos e, dentro desse contexto, é preciso saber aplicar a suspensão escolar com rigor e responsabilidade. Para isso, a escola deve interagir e conhecer a comunidade ao redor.