Pedagogia

Projeto Escolar Higiene Pessoal

Muitas escolas brasileiras têm apostado em projetos que tratam da higiene pessoal de estudantes. O objetivo dessas iniciativas é promover saúde no ambiente escolar e incentivar crianças e adolescentes a adotarem hábitos de higiene em casa.

Em alguns municípios esses projetos são desenvolvidos em parceria com as Secretarias de Saúde. Nesse contexto, as escolas promovem atividades e palestras para mostrar a importância da boa higiene bucal e corporal para a manutenção da saúde.

Uma alternativa para falar sobre o assunto é realizar palestras, games e gincanas sobre higiene e saúde. A conscientização do hábito da higiene pessoal é essencial para estimular os cuidados com a saúde e o melhor convívio social.

Esse tipo de projeto é eficiente para mostrar aos estudantes que a higiene adequada previne muitos tipos de doenças. Desperta em crianças e adolescentes o cuidado com o corpo é um meio de promover e incentivar bons hábitos, identificar possíveis doenças dentro de uma comidade e prevenir problemas de sáude pública.

Entre os projetos que podem ser desenvolvidos nesse contexto estão: jornal mural, trabalhos em grupo, concurso de desenhos e abordagens à comunidade. As atividades devem levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene.

Os projetos podem tratar das doenças causadas pela falta de higiene e da importância de cuidar da higiene corporal, da higiene bucal, da prática correta do banho e do corte das unha e cabelos.