O Educador e o Educando

Com o real início do ano letivo, nós educadores, temos que refletir sobre o real sentido da nossa profissão. A educação é uma chave que abre a possibilidade de tornar gente em pessoas e pessoas em cidadãos. Transformar o ser humano anônimo, sem rosto, naquele que sabe que pode escolher, que é sujeito participante de sua reflexão, da reflexão do mundo e da sua própria história, assumindo a responsabilidade dos seus atos e das mudanças que fizer acontecer. Esta chave nos permite modificar a realidade, alternando seu rumo, provocando as rupturas necessárias e aglutinando as forças que garantam a sustentação de espaços onde o novo seja buscado, construído e refletido.

Assim, educar é cooperar com o educando a descobrir a si mesmo. Cabe a nós, educadores, incitar o educando a um caminho de busca ininterrupta para que as (re)descobertas durem tanto quanto a própria vida. Por isso, a nossa primeira missão como educadores não é supri-los de informações. É instigar o educando á busca do seu verdadeiro ser. Ao primeiro contato com esta identidade profunda, o educador deverá ajudar o aluno a investigar as implicações do que encontrou.

Quando o educando descobrir o tríplice dos valores humanos fundamentais em si mesmo, ou seja, o belo, o bom e o verdadeiro, conseguiram nortearem sua relação com o mundo.

Desta maneira, ele pode saber o que buscar nas pessoas, nas atividades e nas “coisas” com as quais vier lidar. Sua natural sede de conhecer o mundo, fluirá saudavelmente devido ao comprometimento com valores construtivos. O educador precisa cultivar esta totalidade que cada ser humano traz consigo.

Educação neste sentido, é tarefa para a vida inteira. O educador precisa ter sempre claro para si que sua missão é cooperar com o educando para que descubra a si mesmo, realizando o tríplice valor que é próprio a condição humana, capacitando-o para participar na construção de um mundo melhor.

Cledir Rocha Pereira,
Licenciado em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar