O ambiente escolar

O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educação infantil.

É importante verificar o que as escolas ensinam em termos de relações pessoa-ambiente. Por esta razão são analisados à presença da natureza no ensino infantil; analisando o ambiente físico, a ocupação e a percepção dos usuários. A escola é também responsável na transmissão de valores de uma cultura. Sendo que o meio físico contribui para a aprendizagem. A sala de aula, por exemplo, informam as expectativas quanto a ocupação. Cadeiras em círculos sugerem que ocorrerá uma discussão, carteiras enfileiradas espera-se uma aula expositiva, mesas próximas trabalho em grupo e assim por diante. Além disso, a mobília e as condições ambientais da sala de aula, podem refletir-se em outros fatores quanto a sociabilidade dos usuários, seu desempenho acadêmico (Sommer, 1973), acarreta fatores como : resfriados, dores de cabeça e garganta, problemas de posturas, coluna, a maioria das vezes relacionados com o ambiente escolar.

Referindo-se ao contesto sociocultural de centros urbanos Brasileiros, Garcia (1996, p,25-26) argumenta que hoje a infância enfrenta todos os tipos de privações: socioeconômica, afetiva, desestrutura familiar, problemas com espaço físico (diminuição do espaço da habitação e do contato com a rua), a da natureza (contato com elemento naturais , como, água, terra, plantas e animais).

Por meio de pesquisas realizadas com crianças e adolescente entre 5 a 15 anos, de diversas culturais, (Korpela, 2002), mostra que, quanto menor a criança, tem maior necessidade de ter contato com o ambientes naturais.

Grande parte do comportamento do indivíduo envolve com a interação com o espaço, desde de atividades simples como alimentar-se e vestir-se como atividades mais complexas.

É nesse meio que, ao estender a mão em busca do objeto, a criança adquire a noção de distância. (…) É num espaço físico que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas (Lima, p,13).

De fato o papel do ambiente no desenvolvimento infantil, a literatura na área das relações pessoa-ambiente, deixa claro que a qualidade de vida da criança depende de compreender as relações com o ambiente e ecológico. Contribuam para a formação da identidade pessoal. (Gilmartin,1996; Gump,1974).

Por isso, é preciso está atento às características sócio-fisícas do ambientes e às relações entre às crianças, garantindo a ela oportunidades com a natureza.

É importante salientar o papel da escola, pois é considerada um dos principais elementos do ambiente social da criança.

Mesmo numa pedagogia tradicional, a lousa, Pestalozzi alterou a concepção daquele espaço, criando um foco de atenção tanto o olhar dos estudantes quanto os esforços didáticos do professor.

Já Froebel , defendia o jogo, a psicomotricidade e a jardinagem como atividades a serem incentivadas, mas ele alertou para a integração escola-natureza, com espaço livres para as crianças.

O uso de material didático concreto e lúdico defendidos por Montessori, pediam salas de aula grandes, a fim de possibilitar uma disposição dos materiais que facilitassem as escolhas infantis.

Decroly valorizava o espaço exterior como fonte de saúde e contribuindo para a curiosidade e conhecimento/aprendizagem. Para haver tal aprendizado , a escola tinha que dispor de área verde e animais.

O espaço fisíco deveria ser de preocupação , como disse , Oliveira (1998), (…) o projeto da escola, seja ela qual for, é elaborado prevendo espaços para trabalhos com determinados métodos. E os métodos não duram para sempre. Ficam obsoletas e exigem reciclagem , o que nem sempre acontece com a mesma velocidade , com o espaço fisíco> (Oliveira, 1998, p 25)

Nos últimos anos, vem aumentando a preocupação quanto a área verde, aos cuidados com a manutenção e equipamentos em geral. É bem aproveitado, pois a criança desenvolve a psicomotricidade de uma maneira mais prazerosa. Já grandes avanços aconteceram, mais há campo para melhorar.

A pesquisa realizada mostra que, em Natal, o ambiente das escolas infantil não tem sido adequadamente definido, planejado, o que pode dificultar na qualidade de vida das crianças, apresenta grandes problemas relacionados com desconforto (temperatura, ventilação, iluminação e ruídos), e área verde mostra escassa. A necessidade mais ativa com o meio natural( sentar na areia, pegar em animais, molhar-se).

Considerações finais:

Acredito que esse problema apontado é geral, as escolas com pouca área verde, pouco espaço para as crianças brincar, sala de aula muito pequena , sem ventilação, quando uma criança aparece com uma doença , quase todas contraí a doença, muitas vezes, devido ao ambiente sem ventilação. Sem falar as quadras que não são cobertas; parques sem sombra…

O ambiente escolar mostra-se um exemplo da diferença entre a teoria e a prática social. Nunca é tarde para nos conscientizar e endireitar em direção ao ideal de sustentabilidade socioambiental e à qualidade de vida de nossas crianças.

Referências:

. Resenha, Grece Azambuja Elali, universidade do rio grande do norte