Movimentos populacionais

Causas: políticas (perseguições), sociais (questões raciais e étnicas), religiosas (perseguições), naturais e econômicas

Tipos: Internas (quando ocorrem em um mesmo país) e Externas ou Internacionais (quando ocorrem de um país para outro)

Migrações Internas

Diárias ou perpendiculares à migração diária feita da periferia para o centro das metrópoles
Transumância à Migração sazonal, na Europa, Ásia e África pode ser representado pelos pastores que se mudam no inverno para as planícies e no verão para as montanhas. No Brasil é representado pelos nordestinos que fogem do Agreste para a zona da Mata
Êxodo rural à Fuga do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida

O grande Êxodo rural acarretou o crescimento caótico da cidade, desemprego, subemprego, favelas e etc.

Migrações Externas

Imigração à do séc. XVI ao XIX, predominou a imigração de negros (escravos), logo após, predomina a imigração branca européia, e início do século XX, a imigração de Japoneses.

Localização:
Alemães à Vale do Itajaí (SC) e Canela, Gramado, Novo Hamburgo e São Leopoldo (RS)
Eslavosà Ponta Grossa (PR)
Italianos à (1ª fase) encosta do planalto gaúcho (Garibaldi, Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, e Flores da Cunha) e o Vale do Tubarão (SC)
(2ª fase) São Paulo
Japoneses à São Paulo, norte do Paraná e Amazônia

A crise econômica brasileira levou mais de 1000000 de brasileiros a migrar para os EUA, Japão e Europa, outros atravessaram as fronteiras próximas: Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Guiana Francesa e Venezuela

Urbanização

É o aumento da população urbana em relação à rural, ocorre principalmente devido a industrialização, expansão do setor terciário e o êxodo rural.
Nos países desenvolvidos, a urbanização foi mais lenta e acompanhada de oferta de empregos urbanos, moradias, escolas, saneamento, etc. Já nos países subdesenvolvidos, aconteceu justamente o contrário, rápida urbanização, grande contingente populacional, falta de empregos, moradias, escolas, saneamentos e etc., o que gerou graves problemas de desemprego, subemprego, mendicância, favelas e outros.

Nos países desenvolvidos:
As metrópoles se tornaram grande centros atrativos de investimento como empreendimentos, laboratórios, etc. Além disso, influenciam muitas outras cidades do mundo, são metrópoles mundiais
Com o desemprego, poluição, criminalidade, deterioração dos centros históricos, tensões sociais, conflitos raciais e os grandes congestionamentos, as pessoas acabaram se mudando para os subúrbios, onde encontram mais moradias e mais tranqüilidade.