Biografias

Marie Curie (1867 – 1934)

Marie Curie nasceu no dia 7 de novembro de 1867, em Varsóvia, na Polônia. Ela foi uma cientista e se destacou como a primeira mulher a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel de Física no mundo. A polonesa Marie Curie trabalhou na França, onde se casou com Pierre Curie, com quem dividiu um de seus prêmios.

Entre as principais descobertas de Curie na física, podemos destacar o campo da radioatividade e também a descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Marie Curie superou o machismo de uma sociedade onde apenas os homens iam para a universidade. Ela revolucionou o mundo da ciência.

Marie Curie era filha do professor de física e matemática, Wladyslaw Sklodowski, e da cantora, pianista e professora, Bronsilawa Boguska. Seu pai foi seu principal incentivador na área da ciência.

Aos 15 anos de idade, Curie já trabalhava como professora particular. Em 1891, ela se mudou para Paris, onde deu continuidade a sua formação. Em 1894, ela conheceu o professor Pierre Curie, que se tornaria seu marido e parceiro de pesquisas no Laboratório de Física e Química Industrial.

Marie se formou bacharel em física e matemática pela universidade de Sourbonne, em Paris. Ela também foi a primeira mulher a lecionar na universidade. Marie Curie morreu em 4 de Julho de 1934, aos 66 anos, na França.