Educação Nutricional

Educação Nutricional é um conceito empregado como uma disciplina escolar dedicada à promoção de hábitos saudáveis de vida baseados em uma alimentação equilibrada. Esta área vem sendo implantada em diversas escolas brasileiras com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância de uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras.

A Educação Nutricional também surge como uma forma de reduzir o consumo de fast food, refrigerantes e outros alimentos ricos em gorduras, açúcar e sódio. Como disciplina permanente e transdisciplinar, a Educação Nutricional visa o combate direto aos índices de obesidade infantil no Brasil.

A Educação Nutricional também é destinada ao ensino de práticas e hábitos voluntários de alimentação saudável com base na Segurança Alimentar e Nutricional. A conduta de uma alimentação saudável para crianças e adolescentes é uma política do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As atividades de educação nutricional são desenvolvidas em escolas municipais e estaduais em todas as regiões do Brasil. A disciplina é oferecida com atividades especiais, oficinas educativas, palestras e outros recursos com abordagem pedagógica e que buscam valorizar uma vida mais saudável.

O cronograma de atividades é, normalmente, acompanhado por um nutricionista e por professores. Os projetos de Educação Nutricional têm como proposta a realização de atividades estratégicas para a promoção da alimentação saudável e da segurança alimentar e nutricional.