Dislexia
A Dislexia é um transtorno genético que prejudica o desenvolvimento da linguagem. O problema é hereditário e pode ser notado a partir da dificuldade que crianças, adolescentes e adultos apresentam ao tentar ler.
Crianças com dislexia têm dificuldade para aprender a ler e escrever. Estimativas mostram que de 0,5% a 17% da população mundial pode sofrer desse transtorno.
A dislexia acontece por causa de uma alteração cromossômica hereditária, que pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação.
É preciso que os pais estejam sempre atentos à vida escolar de seus filhos e em contato com a escola para poder detectar qualquer alteração ou problema no ritmo de aprendizagem da criança. Os sintomas da dislexia são: dificuldade para ler, escrever e soletrar; dificuldade de entender um texto escrito; problemas para decorar a tabuada; omissão ou acréscimo de letras e sílabas; falta de organização temporal e espacial e coordenação motora.
O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e neurologista. Quanto antes o problema for diagnosticado, melhor será para a criança.
Apesar de não existir uma cura definitiva para a dislexia, existem tratamentos que podem ajudar o portador da doença a melhorar sua capacidade de aprendizado.