Como fazer um resumo?

Saber resumir é importante para treinar a capacidade de síntese, para guardar informações e conhecimentos com mais facilidade e para estudar. O resumo é muito usado por professores como metodologia de ensino.

Na prática, resumir é simplesmente ler e escrever as informações ressaltando apenas o que é essencial para a compreensão do conteúdo. Confira algumas dicas para fazer um bom resumo:

1 – Antes de começar a resumir, leia o texto completo, faça uma análise dos principais pontos e comece a escrever o resumo em poucas linhas.

2 – Lembre-se que o resumo deve apresentar apenas aquilo que é fundamental para o entendimento do leitor, deixando de fora pontos não relevantes.

3 – Assimile a mensagem que o resumo quer transmitir. Quando você entende o texto, fica mais fácil para fazer com que os outros o entendam também.

4 – Sintetize as informações mais importantes. Capítulos longos devem ser transformados em linhas.

5 – Treine a habilidade de resumir em casa e na escola, sempre buscando os pontos-chave do conteúdo.

6 – Antes de resumir, marque as palavras-chave mais relevantes de cada parágrafo com uma caneta marca textos. O resumo de cada parágrafo pode ser feito com base nas palavras-chave.

7 – Ao final do resumo, releia o texto e veja se consegue identificar a mensagem central.

8 – Use ideias claras e sequenciais no resumo.