Como fazer um currículo na plataforma Lattes?
O currículo Lattes é utilizado por pesquisadores acadêmicos e professores na plataforma do CNPQ, o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O currículo Lattes foi criado em 1999 para padronizar o perfil dos pesquisadores. Este documento foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Pernambuco.
Hoje, a plataforma Lattes concentra diversos currículos de pesquisadores, estudantes e professores. A plataforma Lattes está disponível no site lattes.cnpq.br.
Para criar um currículo Lattes, basta seguir as diretrizes do CNPQ. O documento está relacionado com o CPF de cada cidadão.
Confira as informações necessárias para fazer um currículo na plataforma Lattes:
1 – O primeiro passo é preencher os dados gerais. Nesta fase, os interessados devem colocar dados de identificação pessoal, endereço, contatos, idiomas e nível de fluência, prêmios e títulos, entre outras informações.
2 – O segundo passo é oferecer as informações sobre a formação acadêmica. Neste campo, entram os dados sobre níveis de titulação, instituições, datas de início e término dos cursos, carga horária e cursos extras de formação complementar.
3 – A terceira etapa é o preenchimento da atuação, que deve contar com as atividades profissionais e de pesquisa. Nesta fase, o profissional deve apresentar cargo, carga horária, instituição, regime de trabalho, linhas de pesquisa, entre outras informações. A plataforma também precisa dos projetos em andamento. No campo da atuação, também é possível citar produções técnicas e artísticas.
Veja também:
O que é o CNPq?
Como estudar fora do país através de programas do governo?
Como entrar na faculdade usando os programas do governo