Fatos Gerais

Saiba como usar o discurso “pitch”

Nem todas as pessoas conhecem o discurso pitch, uma ferramenta muito importante no mundo dos negócios. Por isso, vamos explicar aqui como esse tipo de discurso deve ser elaborado e usado por empreendedores.

O discurso pitch é fundamental em momentos de negociação com possíveis investidores e clientes potenciais. A palavra picth vem do inglês, uma referência ao jogador de beisebol que ocupa a posição de lançador da bola. O termo foi adaptado para o mundo dos negócios e hoje é empregado para fazer menção a um lançamento do discurso de vendas.

Na prática, o pitch é um discurso de ocasião, que deve estar na memória do empreendedor para quando aparecer qualquer boa oportunidade de negócio. É uma espécie de discurso ensaiado que todas as pessoas podem usar em momentos decisivos de negociações.

Os pitchs mais comuns duram no máximo 15 minutos e acontecem durante uma rápida reunião, mas também existem pitchs menores, de 5 a 10 minutos. O importante é utilizar o pouco tempo para tentar convencer um possível investidor a apostar em uma ideia ou projeto.

Todo empreendedor bem preparado deve ter um pitch pronto na cabeça. É possível desenvolver técnicas para bons “sales pitch”, ou discurso de vendedor. Esse tipo de discurso tem sido muito utilizado por empreendedores de empresas startups em busca de capital.

A vantagem do pitch é que ele é direto e pode ser muito eficaz. A desvantagem desse tipo de discurso é que ele pode acabar dando errado por causa do nervosismo ou da ansiedade do empreendedor.

O ideal é que as pessoas estejam realmente preparadas para utilizar esse tipo de discurso. Caso contrário, a grande oportunidade da sua vida pode acabar se transformando num pesadelo sem fim.

Também é necessário que as pessoas tenham bom senso na hora de usar um discurso pitch. Não é recomendado empregar essa técnica de venda em lugares inadequados, como restaurantes, por exemplo. O possível investidor nunca deve se sentir incomodado ou com a privacidade abalada por um discurso pitch feito no momento errado.

Sendo assim, só faça seu discurso pitch quando tiver certeza que você está no lugar e no momento certo para isso. E lembre-se do mais importante: nunca seja chato e inconveniente.

Analise as situações com racionalidade e não perca boas oportunidades por conta da falta de paciência. Tudo tem um momento adequado para acontecer!

Talvês você queira saber também:
Como falar em público?

Como criar um bom pitch
Um bom pitch precisa despertar o interesse de alguém pelo seu projeto. Para criar um discurso pitch eficaz é preciso que o texto do discurso seja curto, claro e objetivo.

Esse tipo de discurso é conhecido como “elevator pitch”, pois dá a ideia de que um empreendedor pode encontrar um investidor no elevador a qualquer hora, e que ele terá apenas o tempo da subida de poucos andares para convencê-lo de que sua ideia é boa.

O importante sobre o pitch é que ele deve ir direto ao ponto. Uma opção para um pitch criativo é contar uma breve história mostrando como o seu produto pode ser importante para o dia-a-dia da sociedade. Mostre isso ao investidor com um bom exemplo real.

Sempre tente empregar a dupla “problema e solução” no desenvolvimento do seu pitch. Mostre um problema e aponte o seu produto ou projeto como a melhor solução para ele. Também é importante destacar que seu projeto é financeiramente atrativo e lucrativo. Para isso, apresente dados de mercado e informações consistentes.

Agora que você já sabe quais são os pontos essenciais para um bom pitch, tente escrever e ensaiar um texto curto para promover o seu projeto. Lembre-se que tudo deve ser feito muito rapidamente e que sua mensagem precisa ser interessante e eficiente.

A grande dica para os empreendedores é: treine muito o seu pitch e esteja preparado para usá-lo a qualquer momento. Afinal, nunca se sabe quando a sorte vai promover um encontro inesperado com um bom investidor ou um cliente importante!