Culturas Organizacionais

Denominar cultura organizacional é falar sobre a essência da empresa, que é retratada na forma com que ela se apresente frente aos seus negócios, no tratamento que é dado aos seus clientes e seus funcionários.

Pode ser resumido como um conjunto de hábitos e crenças estabelecidos, oriundos de valores, normas e atitudes compartilhadas por todos os integrantes da organização, ou seja, são os princípios, as diretrizes que mostram a todos a identidade que a empresa possui.

De uma forma resumida, cultura organizacional de uma empresa é a essência dela, é um conjunto de hábitos e valores que todos os integrantes conhecem e compartilham.


Quando surgiu o conceito de cultura organizacional?

O conceito de cultura organizacional surgiu na segunda metade do século XX e representa um conjunto de valores que acaba sendo compartilhado por todos os colaboradores que estão envolvidos com a empresa, que utiliza de uma base para alcançar os seus objetivos.

É de extrema importância entender a cultura organizacional da empresa, pois ela está ligada diretamente ao entendimento do funcionamento dela, sendo capaz de possibilitar a ação antes mesmo dela acontecer e, com isso, é possível verificar os comportamentos de cada um.

Assim, quanto mais o funcionário entende e domina a cultura organizacional da empresa, melhor serão a sua adaptação e os seus resultados nos trabalhos realizados.

Algumas dessas características combinadas informam qual é a essência da cultura organizacional da empresa, assim como a opinião os colaboradores é levada em conta, se a empresa tem o foco maior nos processos ou nos resultados, e o quanto a empresa estimula a inovação no ambiente de trabalho.


Setores de uma empresa, organização

Quais são os tipos de culturas organizacionais existentes?

Diversas pessoas já se aventuraram a escrever sobre as culturas organizacionais e os seus tipos. Neste texto, serão abordados alguns que foram apresentados por Charles Handy, um escritor, filósofo e especialista em comportamento organizacional.


Com isso, são cinco os tipos de cultura organizacional existentes, sendo eles:

1 – Cultura de Funções

Sendo apoiada em regulamentos, a Cultura de Funções é a mais praticada em órgãos públicos. Costuma ser mais inflexível e levar um prazo maior de tempo na execução das tarefas.

2 – Cultura de Inovação

Na Cultura de Inovação, cada negócio possui uma finalidade bem definida, com os recursos para executá-los já são distribuídos conforme as prioridades. Essa cultura é mais utilizada em empresas que estão em processo de desenvolvimento, e a cultura organizacional acaba sofrendo ajustes com o passar do tempo, até que se consiga chegar a um modelo definitivo.

3 – Cultura de Pessoas

O foco principal é nas pessoas. Assim, a empresa dá total atenção aos talentos e valoriza as ideias. É o tipo de cultura encontrada em empresas jovens.

4 – Cultura de Poder

Nesse tipo de cultura organizacional, todas as relações dentro da empresa são baseadas no poder. Isso faz com que exista uma forte competição entre os envolvidos, podendo resultar em brigas internas.

5 – Cultura de Tarefas

Nessa cultura, as situações sócio-emocionais e as regras são deixadas de lado, isso porque, é preciso que a pessoa acompanhe o ritmo, consiga improvisar e saiba se defender, mostrando que essas são as características básicas para que o profissional consiga se adaptar a essa cultura.


Veja também:

O que é Benchmarking?

MBA de Tecnologia

Saiba como usar o discurso "pitch"

Leia também! Assuntos relevantes