Ciências humanas e suas tecnologias

A reformulação do Ensino Médio, estabelecida em 1996, englobou algumas disciplinas em áreas do conhecimento. Entre as mudanças, criou-se a área de conhecimento “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, composta por disciplinas importantes do currículo escolar do ensino médio, como História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Neste conceito, o termo “Tecnologias” faz referência à contextualização, à pesquisa, às metodologias e as diversas facetas das disciplinas estudadas. A área de conhecimento “Ciências Humanas e suas Tecnologias” está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento onde estão todas as orientações educacionais para esta fase do desenvolvimento escolar.

O objetivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é facilitar a organização do conhecimento e das disciplinas, melhorando o trabalho dos professores e a articulação dos conceitos e competências gerais do processo de ensino.

A área de Ciências Humanas e suas Tecnologias é cobrada em diversos exames, inclusive no Enem, onde os estudantes devem responder a 45 questões objetivas relacionadas à História, Geografia, Filosofia e Sociologia. As perguntas têm uma abordagem sobre diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; formas de organização social, pensamentos políticos, estruturas produtivas, representação espacial, entre outros temas.

As Ciências Humanas correspondem a uma metodologia interdisciplinar, que leva o aluno a refletir e se posicionar criticamente sobre diversos assuntos. Esta área do conhecimento está amparada por livros, artigos, notícias de jornais, tabelas, gráficos, publicações científicas e outros materiais.