Atividades de natal para educação infantil

As datas comemorativas especiais são ótimos ganchos para a criação e desenvolvimento de metodologias dinâmicas e lúdicas de educação infantil. As atividades de natal, por exemplo, podem incluir diversas tarefas com pintura, desenhos, textos e canções especiais.

Entre as formas de trabalhar a temática natalina na pedagogia, os professores podem apostar na aplicação de atividades divertidas. Uma ideia interessante é fazer com que os alunos desenhem ou escrevam sobre o natal em família ou sobre o seu presente de natal favorito.

Estimule a imaginação da criança com enunciados do tipo: “Como é o seu natal em família – Desenhe e Pinte”. Outra opção é trabalhar com dobraduras e recortes com formatos de botas de natal, sinos de papel laminado, anjos, imagens do Papel Noel, árvores de natal, estrelas, entre outras figuras. As atividades de pintar, decorar, recortar e colar desenhos em papel cartão ou cartolina são excelentes para desenvolver habilidades manuais e a criatividade.

As canções natalinas também são ótimas atividades. Que tal trabalhar com músicas como “Bate o sino pequenino, sino de Belém. Já nasceu o Deus Menino para o nosso bem”? Os professores também podem trabalhar com a troca de cartões de natal entre alunos de diferentes classes para fortalecer a interatividade e a amizade no ambiente escolar.

Os professores podem ainda explorar a temática natalina de várias formas e em todas as disciplinas. Colorir, decorar, enfeitar e recortar são ações que fazem parte das principais atividades de natal para educação infantil.

Para concluir as dicas de atividades, utilize o tema do natal para decorar guirlandas para enfeitar a escola, utilize as formas da árvore e dos enfeites de natal para ensinar matemática e utilize palavras típicas do natal, como Papai Noel, para apresentar as letras do alfabeto e otimizar a alfabetização.