Pedagogia

Alfabetização Infantil

A alfabetização infantil é um processo que começa na pré-escola e se concretiza no ensino fundamental, quando as crianças atingem a faixa etária de até 8 anos de idade. Durante o período da Educação Infantil, as crianças começam a aprender as primeiras lições sobre o alfabeto, a escrita e a capacidade de ler, interpretar e compreender um texto.

Na prática, a alfabetização pode ser compreendida como a assimilação do sistema alfabético de escrita. Esta aprendizagem é natural para as crianças, e é desenvolvida com o aprimoramento de habilidades motoras e percepções conceituais.

O primeiro passo da alfabetização infantil é garantir a compreensão, o reconhecimento e a capacidade de cópia de letras, sílabas e palavras. As práticas pedagógicas tradicionais para a alfabetização são intensificadas durante o Ensino Fundamental, mas a pré-escola também trabalha com atividades de cópia e memorização das letras, ensinando as crianças a escreverem seus nomes e a memorizarem as palavras.

O processo de alfabetização começa entre os 4 e 6 anos de idade. Inicialmente, as atividades são baseadas em aspectos lúdicos, com o uso de músicas, brincadeiras e desenhos. Neste processo, as crianças começam a aprender as diferenças entre as palavras, as letras e as figuras.

A ajuda dos pais é muito importante para otimizar a alfabetização das crianças. Os adultos devem colaborar de forma efetiva para o desenvolvimento da Educação Infantil e devem estimular o contato das crianças com a leitura e a escrita.