História

A República Velha (1889 – 1930)

A República Velha foi um período da história do Brasil marcado pela divisão do poder político entre São Paulo e Minas Gerais. Esse momento histórico aconteceu entre 1889 e 1930, quando as elites cafeeiras paulistana e mineira revezaram a presidência da república.

Esse período foi marcado por interesses políticos e econômicos. O primeiro presidente da República Velha foi o Marechal Deodoro da Fonseca, responsável por proclamar a República em 15 de novembro de 1889.

Durante a República Velha várias medidas importantes foram tomadas. Uma das primeiras foi a separação da Igreja e do Estado.

O presidente Deodoro da Fonseca acabou renunciando à presidência após o fracasso da política econômica do encilhamento.

Outro fator importante aconteceu em 1891, quando o Brasil ganhou sua Primeira Constituição da República. Outras mudanças do período foram o rompimento com o sistema monárquico, a divisão dos três poderes independentes e a alternância da presidência de 4 em 4 anos.

A República Velha foi marcada pela chamada política do Café com Leite. Depois de Deodoro da Fonseca, assumiu o governo Floriano Peixoto, que comandou o país entre 1891 e 1894.

Em seguida, de 1894 a 1898, o Brasil foi governando por Prudente de Morais. De 1898 a 1902, Campos Sales ocupou a Presidência e iniciou uma fase de recuperação da economia brasileira.

Depois, de 1902 a 1930, o Brasil teve mais nove presidentes de Minas Gerais e de São Paulo. Uma outra curiosidade do período é que a maior parte dos presidentes eram bacharéis em Direito e membros da maçonaria.

A República Velha também foi marcada pela criação do decreto 85A, a primeira lei de censura da mídia e das artes.

A República Velha só começou a dar sinais de enfraquecimento quando a indústria brasileira começou a se desenvolver. O novo cenário econômico do Brasil e a consciência da sociedade fizeram com que as primeiras greves fossem deflagradas.

A primeira grande rebelião contra a política do Café com Leite aconteceu em 5 de julho de 1922, na praia de Copacabana.

Conheça os treze presidentes da República Velha:
Manuel Deodoro da Fonseca

Floriano Vieira Peixoto

Prudente José de Morais Barros

Manuel Ferraz de Campos Sales

Francisco de Paulo Rodrigues Alves

Afonso Augusto Moreira Pena

Nilo Procópio Peçanha

Hermes Rodrigues da Fonseca

Venceslau Brás Pereira Gomes

Delfim Moreira da Costa Ribeiro

Epitácio da Silva Pessoa

Artur da Silva Bernardes

Washington Luís Pereira de Sousa