Zoologia

Por

A Zoologia é uma área de estudo que dedica esforços à compreensão das espécies animais. Essa ciência pesquisa os animais em todos os seus aspectos, como na biologia, na anatomia, na genética, na fisiologia, na geografia, na evolução e na ecologia.

O objetivo da zoologia é entender todas as características das espécies animais que habitam os diferentes ecossistemas do planeta Terra. Essa ciência garante ao homem a dimensão da ampla diversidade animal presente no mundo, e ajuda a estabelecer medidas de conservação das espécies, evitando o risco de extinção.

A palavra zoologia vem do grego, onde Ζώο significa animal e λόγος significa estudo. Sendo assim, essa ciência é literalmente o estudo dos animais. Vale dizer também que a zoologia é um ramo da biologia, sendo uma de suas mais importantes áreas de estudos.

A zoologia começou a ser criada no século XIX, quando o homem passou a estudar mais a fundo as esferas da zoofísica, da ecologia e da morfografia.


A importância da zoologia

A Zoologia é uma área extremamente importante para garantir a manutenção do equilíbrio ecológico do planeta, preservando as espécies animais. Graças à diversidade animal, a Terra se mantém em equilíbrio. Por isso, a zoologia deve ser valorizada como um campo de estudo fundamental para a vida na Terra.

Para entender a realidade dos animais no planeta, os profissionais da zoologia utilizam métodos de coleta de dados, a fim de conhecer as espécies que habitam cada região.

Esse trabalho de pesquisa de campo permite ao homem conhecer as coleções zoológicas da Terra, um patrimônio de extremo valor para a preservação da natureza e para o reconhecimento dos diversos grupos taxonômicos.


O que é a taxonomia?

Um importante estudo realizado dentro da biologia é sobre a taxonomia, área que classifica os seres vivos. Esse tipo de estudo é relevante porque agrupa os diferentes animais por grau de semelhança, permitindo estabelecer uma ordem hierárquica de classificação, com reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

Atualmente, os pesquisadores buscam empregar uma designação internacional para classificar os seres vivos. Cada espécie precisa ser identificada obrigatoriamente por uma designação binomial que apresente o gênero e a espécie do ser vivo.

Leia também! Assuntos relevantes