Sistemática ou Taxonomia

Sistemática ou Taxonomia

Por

Sistemática ou Taxonomia é a ciência responsável por classificar os seres vivos, tanto os animais quanto as plantas. Os seres são organizados em grupos, segundo suas características fisiológicas, evolutivas e anatômicas.

A taxonomia também leva em consideração as questões ecológicas dos grupos para estabelecer a classificação. Essa ciência organiza toda a biodiversidade do planeta, descrevendo informações desde a descoberta até a classificação das espécies.

Essa classificação dos organismos vivos é usada pelos pesquisadores para definir o comportamento evolutivo dos seres vivos.


Como começou a ciência de classificação das espécies?

Aristóteles foi o primeiro pesquisador a tentar classificar as espécies. Essa primeira classificação levava em consideração informações básicas e dividia os animais em “sem sangue vermelho” e “com sangue vermelho”.

Já no século XVII, outras tentativas foram feitas a partir do surgimento do conceito de espécie, criado pelo naturalista John Ray. Mais tarde, os seres passaram a ser classificados segundo sua história evolutiva e desenvolvimento embriológico.

Atualmente, a sistemática divide os seres em grupos que levam em consideração suas semelhanças. Com isso, é possível determinar a nomenclatura de cada grupo, criando uma denominação universal.

Os seres são divididos em reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. A espécie é justamente a principal unidade taxionômica. Espécies que contam com características comuns são agrupadas em gêneros específicos.

Os diversos gêneros formam as famílias, e as diversas famílias formam as ordens. As classes fazem parte dos filos. Já os filos agrupados formam os reinos.

Leia também! Assuntos relevantes