Tipos de Radiação

Tipos de Radiação

Por

Temos três tipos de radiação: a alfa, a beta e a gama, que foram identificadas respectivamente por Becquerel, Ernest Rutherford e Marie e Pierre Curie.

Os tipos de radiação podem ser diferenciados e identificados de acordo com sua emissão. Quando a emissão da radiação sofre pequeno desvio para o lado da placa negativa, chamamos de emissão alfa. Quando o desvio é para o lado da placa positiva, chamamos de emissão beta. E, finalmente, quando esta não sofre desvio, chamamos de emissão gama.

Vamos ver separadamente as características de cada tipo de radiação:
Radiação Alfa – Apresenta uma carga elétrica positiva. Temos dois prótons e dois nêutrons. Os raios alfa são emitidos com alta energia, mas possuem um alcance pequeno. As partículas alfa são núcleos de hélio.

Radiação Beta – Se propaga com velocidade quase igual à da luz. Apresenta carga negativa. O núcleo que emite uma partícula beta, também emite um neutrino. As partículas beta são elétrons em alta velocidade emitidos por átomos radioativos.

Radiação Gama - Não apresenta carga elétrica. Trata-se de uma onda eletromagnética. São semelhantes ao raio-X, mas possuem comprimento de onda mais curto. Os raios são fótons que se propagam com a velocidade da luz e têm maior capacidade de penetração do que as partículas alfa e beta.

Leia também! Assuntos relevantes